cuidado à saúde

Outubro Rosa: conscientização e prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Iniciada nos anos 1990, a ação tem como símbolo o laço cor-de-rosa e reforça que a detecção precoce é a melhor forma de combater essa doença.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Estima-se que o Brasil tenha 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres e maior incidência em mulheres acima dos 40 anos. No entanto, essa não é uma realidade exclusiva das mulheres, pois o diagnóstico também pode ocorrer em homens, ainda que represente menos de 1% dos casos.

A principal ferramenta para a detecção precoce é a mamografia, recomendada para mulheres a partir dos 50 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS). No entanto, mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem realizar os exames com maior frequência e em idades mais precoces. A chance de cura pode superar 95% quando a doença é identificada em seu estágio inicial, reforçando a importância dos exames de rotina e do autoexame.

Além dos exames, a campanha também promove a conscientização sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável, que pode reduzir o risco de desenvolvimento da doença. De acordo com o MS, cerca de 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados. A prática regular de atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool são atitudes que não só ajudam na prevenção do câncer de mama, mas diversas outras doenças crônicas.

O Outubro Rosa lembra que o conhecimento e a prevenção salvam vidas. Participar das campanhas, compartilhar informações e apoiar ações de saúde pública são formas de contribuir para a redução do impacto dessa doença que afeta milhares de famílias.

A conscientização é uma luta de todos, e o Sindipetro PR e SC se une a essa causa, reforçando a importância do cuidado com a saúde da categoria e da sociedade como um todo.

Participe ativamente das ações de prevenção disponibilizadas em seus municípios, através das unidades básicas de saúde. Previna-se hoje!

Assista ao vídeo do Ministério da Saúde da campanha Mulher: seu corpo, sua vida

Por Juce Lopes