O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro, tem como objetivo conscientizar e gerar reflexões sobre o papel do homem no combate à violência de gênero.
A campanha do Laço Branco, símbolo desta mobilização, integra o calendário dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Instituída no Brasil em 2007, a data tem suas raízes no trágico “Massacre de Montreal”, ocorrido no Canadá, em 1989. Nesse episódio, Marc Lepine, um jovem de 25 anos, invadiu uma sala de aula e atirou contra as alunas, tirando a vida de 14 mulheres.
A justificativa para o ato extremo de misoginia, registrada em sua carta de suicídio, foi a alegação de que o curso de Engenharia deveria ser exclusivo para homens. O episódio desencadeou uma série de debates ao redor do mundo, dando origem à campanha, que busca promover reflexões sobre masculinidades e incentivar relacionamentos saudáveis.
Dados alarmantes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 comprovam a urgência de um engajamento coletivo. Em 2023, o Brasil registrou 1.467 feminicídios. Outro dado perturbado mostra que uma menina ou mulher foram vítimas de estrupo a cada 6 minutos, o maior número já registrado no país. (inserir hiperlink da matéria do dia 25/11)
Para o Sindipetro PR e SC, a campanha “Laço Branco” é uma pauta central. Com 83% da categoria petroleira formada por homens, o Sindicato destaca a importância do compromisso dos trabalhadores para erradicar a violência contra as mulheres. A mobilização masculina é indispensável para construir uma sociedade mais justa e segura, onde as mulheres possam viver livres de qualquer forma de violência.
Caso presencie alguma violência, não se omita!
DENUNCIE: LIGUE 180
>> Campanha Laço Branco: Live discutirá saúde mental de meninos e homens
No dia 12 de dezembro, às 19h, o Sindipetro PR e SC realizará a live “Cuidando de Meninos e de Homens: Saúde Mental e Relações Saudáveis”. O evento abordará a saúde mental de meninos e homens, a partir da construção do homem na sociedade, e como a masculinidade saudável pode contribuir para o seu fortalecimento emocional. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, reforçando a importância de fomentar esse debate e buscar soluções coletivas.
A live contará com a participação do palestrante Fabio Manzoli, que discutirá os desafios emocionais enfrentados por homens e meninos na atualidade. A conversa será intermediada pelos diretores sindicais Marcos Lima e Anacelie Azevedo, que irão contribuir com reflexões e perguntas para enriquecer o debate.
📲 Para não perder nada, acompanhe as nossas redes sociais: https://linktr.ee/sindipetroprsc
Por Juce Lopes