Na manhã desta quarta-feira (12), trabalhadores do Terminal Transpetro de Guaramirim-SC (Temirim) participaram de um ato contra as mudanças impostas pela direção da Petrobrás no regime de teletrabalho e pela abertura de negociação com as entidades sindicais, visando a inclusão da regulamentação dessa modalidade no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A mobilização foi organizada pelo Sindipetro Paraná e Santa Catarina e integra o Dia Nacional de Luta pelo Teletrabalho, convocado pela FUP e FNP. Manifestações semelhantes aconteceram em diversas bases do Sistema Petrobrás e trazem como mote “Nem um passo atrás! Queremos avanços, não retrocessos”.
Henrique Bononi Crespo, diretor de base do Sindipetro PR e SC e engenheiro pleno no Temirim, destacou a importância da manifestação. “Foi um ato positivo, pois contou com a participação da força de trabalho do Temirim em um assunto que é essencial. A empresa vem tentando enfraquecer essa pauta ao postergar reuniões com as representações sindicais, mas, ao nos mantermos unidos e mobilizados, mostramos a nossa força. O teletrabalho já faz parte da rotina de muitos trabalhadores do Sistema Petrobrás, trazendo ganhos comprovados de produtividade e, principalmente, de qualidade de vida”, afirmou.
Luciano Zanetti, diretor do Sindipetro PR e SC, também esteve presente no ato e ressaltou o propósito do encontro. “Fizemos um bate-papo sobre a negociação do teletrabalho, que não tem avançado como deveria. Conversamos com os trabalhadores, ouvimos suas opiniões e reforçamos a importância da mobilização para garantir que esse direito seja regulamentado”, explicou.
A categoria segue atenta e mobilizada, pressionando a empresa para que a negociação avance e o teletrabalho seja regulamentado de maneira definitiva, garantindo segurança e previsibilidade para os trabalhadores que já adaptaram suas rotinas a essa modalidade.
Grite junto, seja ouvido!
A campanha do Sindipetro PR e SC vai ao encontro da proposta de transformar este dia 12 de fevereiro em um marco histórico de sindicalização na Petrobrás, incentivando os trabalhadores do ADM das bases da FUP e FNP a fortalecerem os sindicatos com sua adesão. A sindicalização em massa demonstrará à direção da empresa a força da categoria.
O sindicato convoca aqueles que ainda não se sindicalizaram a fazê-lo, reforçando que quanto mais trabalhadores unidos e bem representados, maior será a força da categoria nas negociações coletivas.
Clique aqui e acesse a ficha de sindicalização. Grite junto, seja ouvido!