Após cobranças do Sindipetro PR e SC ao RH da Petrobrás sobre os descontos previstos no crédito de fevereiro do Vale Refeição/Vale Alimentação (VR/VA), sem a devida transparência, a empresa recuou e emitiu um comunicado na última sexta-feira (21), informando que os descontos foram adiados para março. A nota também afirma que a recarga integral de R$ 1.920,60 seria mantida no dia 25 de fevereiro.
No entanto, trabalhadores denunciaram que não receberam o valor total do crédito de fevereiro. Além disso, há relatos de que a Petrobrás desrespeitou a escolha individual do empregado quanto à distribuição dos valores entre os cartões de VA e VR, uma opção garantida no acordo coletivo que contempla os benefícios.
No comunicado, a empresa destacou ainda que, durante o mês de março, os trabalhadores serão contatados para receber explicações sobre os valores que serão descontados na recarga de 25 de março, referente ao mês de abril, incluindo a disponibilização de uma memória de cálculo detalhada. Embora essa medida represente um avanço na transparência, as novas irregularidades reforçam a falta de organização do RH da Petrobrás.
Diante disso, o Sindipetro PR e SC volta a cobrar explicações da empresa e exige a correção imediata das falhas. A transparência na gestão dos benefícios é um direito dos trabalhadores e deve ser respeitada. O Sindicato seguirá acompanhando a situação e orienta os petroleiros e petroleiras a denunciarem qualquer irregularidade através do e-mail: denuncia@sindipetroprsc.org.br.