Finanças

Curso de educação financeira para petroleiros reforçou a importância do planejamento

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina realizou na última segunda-feira um curso de educação financeira voltado para petroleiros e petroleiras, abordando a importância do planejamento e do equilíbrio financeiro, tanto para trabalhadores da ativa quanto para aposentados. A iniciativa foi bem recebida pelos participantes e ressaltou a necessidade de um acompanhamento contínuo sobre o tema.

De acordo com o palestrante do curso, Cléverton Padilha, que é diretor do Sindipetro, técnico de operação, advogado trabalhista e estudioso das melhorias das relações sociais, o evento proporcionou um grande aproveitamento, revelando a carência de muitos trabalhadores em relação à uma boa orientação financeira. “Foi possível verificar a necessidade de nossos associados em obter informações adequadas para manter o equilíbrio financeiro”, destacou.

O curso contemplou diferentes abordagens de acordo com o perfil dos participantes. Para os aposentados, o foco esteve na reeducação financeira e no ajuste das finanças, visando garantir maior segurança econômica e qualidade de vida. Já para os petroleiros da ativa, a preparação para a aposentadoria foi o ponto central das discussões, orientando sobre como planejar o futuro financeiro de forma estruturada e eficiente.

Cléverton também ressaltou a necessidade de um trabalho contínuo nessa área dentro do Sindicato. “Vejo que nós, como entidade sindical, devemos elaborar um trabalho permanente de gestão financeira. Boa parte dos conflitos sociais que a instituição encara com seus associados está relacionada à má gestão das finanças”, pontuou.

A iniciativa do Sindicato demonstra o compromisso da entidade em não apenas lutar pelos direitos trabalhistas, mas também em oferecer suporte para que os petroleiros tenham uma vida financeira saudável e equilibrada. A expectativa é que novas edições do curso sejam realizadas, ampliando o alcance e o impacto dessa ação.