A Caravana Nacional da Informação encerrou sua passagem pelas bases do Paraná e Santa Catarina com um encontro em Joinville, realizado nesta quinta-feira (17). A atividade marcou o fim de uma jornada de quatro encontros, que também passou por Curitiba, São Mateus do Sul e Paranaguá, reunindo cerca de 120 participantes e assistidos da Petros para esclarecer dúvidas e aprofundar o debate sobre os Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs).
Organizada pelo Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, a Caravana tem percorrido o país com representantes da FUP, FNP, CONTTMAF, AMBEP, FENASPE e conselheiros eleitos da Petros, com o objetivo de manter a categoria bem informada sobre as negociações da Comissão Quadripartite e mobilizar os trabalhadores em defesa de uma solução definitiva para os PEDs.
Para o diretor da FUP e integrante da Caravana, Paulo Cesar Martin (PC), a iniciativa também busca enfrentar a desinformação e esclarecer a base sobre os caminhos em construção. “O objetivo principal dessa iniciativa é combater as distorções, as mentiras que estão espalhadas pela internet, mostrar que nós estamos construindo uma alternativa efetiva para que a gente saia dos equacionamentos e que esse processo é longo, demorado, mas que com certeza vamos atingir o nosso objetivo”, ressaltou.
Nos encontros realizados nos dois estados, os participantes tiveram espaço para fazer perguntas, apresentar suas preocupações e esclarecer dúvidas, em um ambiente de diálogo e construção coletiva. A ampla participação e o engajamento demonstraram a importância dessa aproximação entre as entidades representativas e os participantes, especialmente diante de um tema tão complexo e sensível como o futuro dos planos da Petros.
De acordo com o coordenador da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e também integrante da iniciativa, Adaedson Costa, a Caravana também cumpre um papel essencial de convocar a categoria à ação conjunta. “Não há saída independente e individual para os trabalhadores. A saída é sempre organizada e coletiva. Juntos somos mais fortes”, destacou, reforçando o chamado à unidade e mobilização.
A Caravana Nacional da Informação agora segue rumo ao Rio Grande do Sul, dando continuidade à missão de levar informação e fortalecer a organização dos participantes da Petros em todo o país.
Caravana Nacional da Informação / Bases de Paraná e Santa Catarina
Confira as falas dos palestrantes:
🗞️ Acompanhe as notícias sobre a Comissão Quadripartite em nosso site.
📲 Siga as nossas redes sociais: https://linktr.ee/sindipetroprsc
Por Juce Lopes
Fotos: Davi Macedo































