Diante da deliberação da reunião do Conselho Deliberativo da FUP da última sexta-feira (23), de indicar novas assembleias para avaliação da última proposta da Petrobrás, a Direção do Sindipetro Paraná e Santa Catarina resolveu suspender as duas sessões da rodada em andamento que restavam, programadas para esta segunda-feira (26), com os trabalhadores do administrativo e Grupo 5 da Repar.
O Conselho Deliberativo da FUP considerou que a paralisação de 24 horas em março e a aprovação maciça pela categoria de uma nova greve nas recentes assembleias fortaleceram a atuação sindical nas negociações com a Petrobrás, apesar das dificuldades impostas pela atual gestão e da postura pouco transparente da Gerência de RH, marcada por práticas de má-fé, como visto na campanha da PLR.
A mobilização da categoria permitiu à FUP conquistar avanços nesta nova proposta da Petrobrás. A Direção Executiva do Sindipetro PR e SC ser reúne já nesta segunda para debater sobre as negociações com a empresa e o indicativo do CD da FUP, assim como o novo calendário se assembleias, a ser divulgado em breve.
Confira a nova proposta da Petrobrás:
Remuneração variável – A empresa propõe o pagamento de abono de uma remuneração (mínimo de R$ 15 mil), dividido em duas parcelas: primeira até 30/06 e segunda até 28/08, como gesto de boa-fé antes da negociação do ACT.
Plano de Cargos e Salários – A apresentação do calendário de negociações está prevista para até 31/05, com reuniões marcadas para junho, julho e agosto.
Dias de greve – Valores descontados e seus reflexos serão devolvidos, inclusive no VA/VR. A compensação poderá ser feita por banco de horas ou desconto sem reflexos.
Teletrabalho – Petrobrás propõe a criação de um Comitê Multidisciplinar para analisar recursos de empregados que discordarem do cancelamento do teletrabalho, mas mantém a prerrogativa de suspensão temporária pelo gestor. O retorno integral ao presencial dos trabalhadores em regime especial já deslocados para o administrativo foi adiado para 1º de janeiro de 2026.