No próximo domingo, 7 de setembro, acontecem atos do Grito dos Excluídos e Excluídas por todo o país. O tradicional protesto, que neste ano chega à sua 31ª edição, traz como lema “A vida em primeiro lugar – cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”.
Mais do que uma manifestação de um único dia, o Grito é um processo permanente de mobilização popular que denuncia a exclusão social e aponta alternativas para uma vida digna. Neste ano, dois grandes eixos guiam as atividades: a defesa da Casa Comum, diante da emergência climática e da destruição ambiental, e a democracia e soberania nacional, ameaçadas por forças golpistas e pela extrema direita.
Mobilizações no PR e SC
No Paraná e em Santa Catarina estão previstas manifestações em Curitiba, Matinhos, Florianópolis, Joinville e Blumenau, com participação de organizações dos movimentos sociais e sindical, pastorais e ativistas das causas populares.
Na capital paranaense, a concentração será no domingo (07/09), a partir das 09h30, na Pracinha da Vila Pantanal (R. Desembargador Oscar Carvalho e Silva, s/n). No litoral, a manifestação acontece por volta das 08h00, na Praça Central de Matinhos.
Em Santa Catarina haverá uma série de protestos. O primeiro será em Joinville, ainda no sábado (06/09), a partir das 12h30, no Parque Caieira (R. Waldemiro Rosa, 1636, Bairro Adhemar Garcia), com passeata as 14h00. Outro ato acontece às 15h00, no Parque da Cidade (R. Graciosa, 1255, Bairro Guanabara).
As manifestações catarinenses seguem no domingo (07). Em Florianópolis, a mobilização começa às 08h30, no Parque da Luz (R. Felipe Schmidt – Centro). Já em Blumenau o ato será a partir das 08h00, na Rua Presidente John Kennedy.
Justiça social e Plebiscito Popular 2025
Em 2025, o Grito também se articula ao Plebiscito Popular, que levanta duas bandeiras centrais para um país mais justo:
- Redução da jornada de trabalho, sem corte de salário e fim da escala 6×1;
- Isenção de Imposto de Renda até R$ 5 mil reais e taxação dos mais ricos.
Essas propostas dialogam com a necessidade de melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora, combater desigualdades e fortalecer políticas públicas para saúde, educação e moradia.
Uma trajetória de luta
Criado em 1995, fruto da 2ª Semana Social Brasileira, o Grito surgiu inspirado pela Campanha da Fraternidade daquele ano, cujo lema já anunciava: “A vida em primeiro lugar”. Desde então, a mobilização se espalhou pelo país e, a partir de 1999, ganhou caráter continental, reunindo movimentos sociais e lideranças da América Latina e Caribe.
Trata-se de uma rede viva de resistência e esperança, que ecoa a voz de quem é silenciado: trabalhadores e trabalhadoras, povos indígenas, comunidades tradicionais, juventude, migrantes, mulheres e populações periféricas.
:: Serviço
Atos do Grito dos Excluídos no PR e SC
• Curitiba
Data: Domingo (07/09)
Horário: 09h30
Local: Pracinha da Vila Pantanal (R. Desembargador Oscar Carvalho e Silva, s/n)
• Matinhos
Data: Domingo (07/09)
Horário: 08h00
Local: Praça Central de Matinhos
• Florianópolis
Data: Domingo (07/09)
Horário: 08h30
Local: Parque da Luz (R. Felipe Schmidt – Centro).
• Joinville
Data: Sábado (06/09)
Horário: 12h30
Local: Parque Caieira (R. Waldemiro Rosa, 1636, Bairro Adhemar Garcia)
Horário: 15h00
Local: Parque da Cidade (R. Graciosa, 1255, Bairro Guanabara)
• Blumenau
Data: Domingo (07/09)
Horário: 08h00
Local: Rua Presidente John Kennedy