ALEP

Audiência Pública vai debater os riscos da privatização da Celepar

Na próxima segunda-feira (15) será realizada uma Audiência Pública sobre a privatização da Celepar no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A atividade acontece das 09h às 12h e é organizada pelo Comitê de Trabalhadores Contra a Privatização da Celepar.

A audiência pretende dar visibilidade aos riscos que a venda da empresa representa para a segurança dos dados pessoais de milhões de paranaenses. O governador do Paraná, Ratinho Jr, pretende leiloar a totalidade das ações da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

A Celepar é a primeira empresa pública de TI do Brasil, fundada em 1964. É considerada a “guardiã digital” do Estado por armazenar e processar informações estratégicas de milhões de paranaenses. Entre esses dados estão os chamados dados sensíveis, que vão muito além de informações básicas como nome e CPF. Tratam-se de registros ligados à saúde, biometria, origem racial ou étnica, orientação sexual, convicções políticas e religiosas. São informações que, se usadas de forma inadequada, podem gerar graves violações de privacidade e até crimes digitais.

Também é uma referência nacional no setor e elabora soluções digitais que transformam a gestão pública e a vida das pessoas, além de promover a inclusão digital para cidadãos que estão à margem do universo tecnológico.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina manifesta seu total apoio à luta dos trabalhadores da Celepar contra a privatização da estatal de tecnologia e convida a categoria petroleira a acompanhar a audiência pública.

Abaixo-assinado contra a privatização

Para reforçar a luta em defesa da empresa pública e da proteção dos dados da população, trabalhadores e entidades estão mobilizados por meio de um abaixo-assinado online. Clique aqui para acessar.

Mais informações podem ser acessadas em www.salveseusdados.com.br