Nos dias 17, 18 e 19 de outubro ocorreu a 76ª TUPEAR (Turma de Pesca de Arremesso). O encontro foi realizado na Associação Banestado, na Praia de Leste, em Pontal do Paraná (PR), e reuniu petroleiros aposentados, familiares e amigos do Paraná e Santa Catarina.
A atividade, patrocinada pelo Sindipetro PR e SC, celebrou a paixão pela pesca e o espírito coletivo da categoria, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Além da pescaria na praia, o encontro contou com o Torneio de Sinuca Bola 8, iniciado na sexta-feira (18) após o churrasco de confraternização e concluído na manhã de sábado (19). A programação incluiu ainda o tradicional campeonato de truco, que começou na noite de sábado e seguiu animado até a madrugada.
De acordo com o diretor sindical Leomar Setti, a TUPEAR foi criada em 1985 por um grupo de petroleiros de turno da Repar, entusiastas da pesca em alto-mar. O evento ocorre duas vezes por ano, em março e outubro, justamente para não coincidir com o período de veraneio, quando as praias recebem maior fluxo de visitantes. A definição dessas datas também leva em conta a necessidade de espaço, já que a competição ocupa uma longa faixa de areia para a marcação das raias, com cada equipe utilizando cerca de 50 metros. Nesta edição, foram 20 equipes participantes, totalizando mil metros de extensão.
Para Leomar, a TUPEAR representa mais do que uma simples disputa esportiva, é um momento de reencontro. “A importância deste evento está na competitividade e na confraternização entre os companheiros aposentados, amigos e familiares. Visto que, nem sempre conseguimos revê-los habitualmente, devido alguns residirem em outras cidades e estado”, destacou.
O fim de semana de integração reforça o papel do Sindicato pela memória e valorização das relações construídas ao longo da trajetória profissional e sindical da categoria petroleira, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a continuidade das tradições que unem diferentes gerações de trabalhadores.
Confira a lista dos campeões da 76ª TUPEAR
Classificação Individual:
1º Maior Peixe – Nelquides Madzgalla (Guto)
2º Maior Peixe – Leônidas Alves Rosa
3º Maior Peixe – Giuliano Barros da Silva
Classificação por Equipe:
1º Lugar – Os Caiçaras (Eduardo Gonçalves Filho, Romy José Ribas e Jonas de Souza)
2º Lugar – Ultra (Mauro Galleas, Renato Galleas e Maurício Galleas)
3º Lugar – Costa Azul (Bruno Barros da Silva, Giuliano Barros da Silva e Alexandre Junior- Juninho)
Torneio de Sinuca Bola 8:
Campeões – Alexandre Junior (Juninho) e Giuliano Barros da Silva
Vice-Campeões – Edison Ramos e Vladson Antonio Jackson
Torneio de Truco:
Campeões – Alexandre Rosa e Leônidas Alves Rosa
Vice-Campeões – André Willinski e Gustavo Willinski
Confira mais fotos do evento
Por Juce Lopes








































