Acompanhe a programação

FUP na COP30: Petroleiros defendem Plano de Transição Energética Justa para o Setor de O&G

Lideranças sindicais estão presentes na Cúpula dos Povos e nas atividades oficiais da Conferência. Nesta quinta, a FUP conduzirá uma atividade sobre transição energética justa no Pavilhão Brasil, com participação do ministro Luiz Marinho. O painel terá transmissão ao vivo

Dirigentes da FUP estão em Belém para defender uma transição energética justa, popular e soberana nos debates oficiais da COP30 e nos eventos que ocorrem paralelamente à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. A Cúpula dos Povos, que prossegue até domingo, 16, é o principal deles, reunindo diversas organizações populares de povos indígenas, ribeirinhos, camponeses, quilombolas, entre outros movimentos sociais.

O evento, que acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA), tem cerca de 15 mil pessoas credenciadas de 62 países e está estruturado em eixos temáticos sobre justiça climática, transição justa, direitos territoriais, entre outros. São mais de 200 atividades inscritas por movimentos do Brasil e do exterior.  Veja aqui a programação completa.

Nesta quarta-feira, 12, pela manhã, a diretora da FUP, Bárbara Bezerra, participou do seminário de encerramento do Encontro Internacional de Comunidades Atingidas por Barragens e Crise Climática, organizado por movimentos do Brasil (MAB) e da América Latina (MAR). Confira a fala da diretora da FUP:

 

Na quinta-feira, 13, a FUP conduzirá uma atividade, às 17h30,  no Pavilhão Brasil, na Zona Azul, que integra a programação oficial da COP30. Com o tema “A ação sindical no Sul Global por uma transição energética justa e popular: ação coletiva, diálogo social, geração cidadã de dados e trabalho decente”, o painel contará com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes de organizações sindicais e sociais, especialistas e pesquisadores do Ineep e do Dieese. A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal da COP30 no Youtube. Veja abaixo o serviço completo.

A diretora da FUP, Bárbara Bezerra, entrega à ministra da Iguadade Racial do Brasil, Anielle Franco, proposta da categoria petroleira para transição energética justa

Também amanhã, os petroleiros participam do seminário internacional “Transição Energética Justa e Popular para os Povos”, organizado pela Plataforma Operária e Componesa da Água e Energia na Cúpula dos Povos. O evento será realizado entre as 14h e 16h no Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA.

Esta é a terceira COP que a FUP participa, depois da COP27, no Egito, e da COP28 em Dubai, acumulando um histórico de contribuições para os debates sobre transição energética. Essas experiências foram fundamentais para a construção do Plano de Transição Energética Justa no setor de Óleo e Gás, que está sendo debatido em Belém pelas lideranças sindicais petroleiras.

Painel da FUP na COP30

A ação sindical no Sul Global por uma transição energética justa e popular: ação coletiva, diálogo social, geração cidadã de dados e trabalho decente

Quando: 13/11

Local: Pavilhão do Brasil – Zona Azul (Blue Zone), Auditório Cumaru

Horário: 17h30

Mediação:

Bárbara Bezerra, diretora da FUP

Painelistas:

Deyvid Bacellar, coordenador-geral da FUP

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego do Brasil

Mahatma Ramos, diretor técnico do INEEP

Cloviomar Cararine, economista e técnico do Dieese

Lala Peñaranda, coordenadora da Trade Unions for Energy Democracy (TUED) na América Latina

Robson Formica, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Onde assistir:

[Da comunicação da FUP | Fotos: Marcelo Aguilar]