A luta continua!

Ato no Tepar reforça cobrança por avanços em pautas prioritárias da categoria petroleira

Trabalhadores e trabalhadoras do Terminal Transpetro de Paranaguá (Tepar) realizaram, nesta terça-feira (23), uma mobilização em frente à unidade para cobrar avanços em negociações consideradas fundamentais pela categoria. A mobilização faz parte do calendário nacional de luta da Federação Única dos Petroleiros (FUP), aprovado durante a última rodada de assembleias.

Entre as principais reivindicações estão a abertura das negociações do novo Plano de Cargos e Salários, uma solução definitiva para os Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs) da Petros e a definição das regras para as futuras Participações nos Lucros e Resultados (PLRs).

O movimento integra uma série de ações realizadas em diversas unidades do Sistema Petrobras em todo o país. O objetivo é pressionar a gestão da companhia a cumprir os compromissos assumidos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2025/2027), além de acelerar as respostas para demandas que seguem pendentes.

A secretária de comunicação do Sindipetro PR e SC, Ana Carla Naumann, destacou a importância da participação dos trabalhadores para fortalecer a capacidade de negociação da categoria. “O terminal de Paranaguá é historicamente conhecido por ser resistente e combativo e hoje não foi diferente. Em alinhamento com o Sindicato, trabalhadores de turno, do administrativo e aposentados, permaneceram na frente da unidade para discutir as importantes temáticas levantadas. Além disso, foram ressaltadas questões sobre o cenário econômico nacional e desenvolvimento da Pauta Local”, pontuou.

Além da secretária de Comunicação, Ana Carla Naumann, estiveram presentes os diretores executivos Rosilene Garcia Maranhão, Thiago Olivetti e Cleverton Padilha.

A mobilização contou também com um curso, que teve como foco o preço dos combustíveis e as privatizações de estatais do governo passado. A convite do secretário de formação, Thiago Olivetti, o treinamento foi realizada pelo economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), Eric Gil Dantas, que ressaltou a relevância da formação para os trabalhadores: “É um tema muito importante, principalmente no ano eleitoral, quando temos que colocar o programa da Petrobras para os brasileiros na ordem do dia”. O profissional estará presente, novamente, com a capacitação na mobilização desta sexta-feira na Repar em Araucária (PR). 

O próximo ato no Paraná será realizado nesta sexta-feira (26), a partir das 07h, em frente à Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, para reforçar o recado de que petroleiros e petroleiras seguem organizados e atentos ao andamento das negociações.

Captura de tela 2026-06-23 162102 IMG-20260623-WA0031 IMG-20260623-WA0029 20260623_075956 20260623_073357 20260623_073705 20260623_074733 20260623_075708 20260623_075751 20260623_075831 20260623_073320 20260623_072051 20260623_072033 20260623_072020
<
>

📲 Para não perder nada, acompanhe as nossas redes sociais: https://linktr.ee/sindipetroprsc