jurídico

II Encontro Jurídico debate fim da escala 6×1 e os impactos da redução da jornada no setor petróleo

O Sindipetro PR e SC e o escritório Sidnei Machado Advogados Associados promovem, no dia 27 de novembro, o II Encontro Jurídico dos Petroleiros e Petroleiras do Paraná e Santa Catarina. Esta edição terá como tema o “Fim da escala 6×1, jornadas de 12 horas e os desafios da negociação coletiva. Os impactos da redução da jornada no setor de petróleo e gás: escalas, turnos, descanso e direitos dos trabalhadores.

O evento será realizado no auditório da sede do Sindicato, em Curitiba, das 9h às 18h, e reunirá pesquisadores, magistrados, representantes de instituições públicas, advogados e dirigentes sindicais para aprofundar a análise dos aspectos jurídicos e trabalhistas relacionados a essa pauta.
A abertura da programação abordará a disputa pelo tempo de trabalho no Brasil, considerando a relação entre jornada, produtividade e desigualdade. Na mesa 1, serão debatidos os desafios de interpretação e aplicação da Emenda Constitucional nº 141/2026, que trata do fim da escala 6×1. Já a Mesa 2 irá abordar os regimes de 12 horas, as escalas e as folgas no setor de petróleo, com atenção à negociação coletiva entre trabalhadores próprios e do setor privado.

A iniciativa busca ampliar a compreensão sobre os efeitos da redução da jornada e fortalecer a atuação sindical na defesa dos direitos da categoria, contribuindo para que as mudanças assegurem descanso efetivo, melhores condições de saúde e qualidade de vida aos trabalhadores.

A atividade é aberta a toda a categoria petroleira, entidades sindicais, profissionais do Direito, estudantes e demais interessados. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo preenchimento do formulário de inscrição: https://forms.gle/EDSnid1Ux9fpnj2v7.

A relação de palestrantes e debatedores será divulgada em breve. Acompanhe o site e as redes sociais do Sindipetro PR e SC para conferir as atualizações sobre o encontro.

📲 Para não perder nada, acompanhe as nossas redes sociais: https://linktr.ee/sindipetroprsc

:: Serviço

II ENCONTRO JURÍDICO DOS PETROLEIROS E PETROLEIRAS DO PARANÁ E SANTA CATARINA

Tema: Fim da escala 6×1, jornadas de 12 horas e os desafios da negociação coletiva
Os impactos da redução da jornada no setor de petróleo e gás: escalas, turnos, descanso e direitos dos trabalhadores.
Data: 27 de novembro de 2026 (sexta-feira) | 9h às 18h
Local: Sede do Sindipetro PR e SC — Rua Lamenha Lins, 2.064, Rebouças, Curitiba/PR
Inscrições: https://forms.gle/EDSnid1Ux9fpnj2v7