Abertura do 10° Congresso Regional celebrou os 60 do Sindipetro PR e SC

Sob o tema “Reabrir, Reintegrar e Reconstruir”, o evento empossou nova diretoria do Sindicato.

Nesta quinta-feira (15), o Auditório da APP-Sindicato, em Curitiba, foi palco para a cerimônia de abertura do 10° Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina.

Sob o tema “Reabrir, Reintegrar e Reconstruir”, a solenidade contou com a presença de autoridades políticas, representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e instituições parceiras que também celebraram a posse da nova diretoria do Sindipetro PR e SC.

Participaram da mesa de abertura o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge; o coordenador do Sindiquímica-PR, Santiago Santos; a diretora da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Cibele Vieira; a presidenta do APP-Sindicato, Walkíria Olegário Mazeto; a deputada estadual (PT/PR), Ana Júlia Ribeiro; o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/PR), Roberto Baggio; o presidente do Sindimont, Gilmar Lisboa; a presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Mariana Chagas Lima; e o representante do mandato da deputada federal (PT/PR) Gleisi Hoffmann, Martin Esteche.

Em meio a um clima de entusiasmo e união, os discursos ressaltaram a importância do congresso e seu papel na retomada do setor petroleiro e petroquímico na região.

A diretora da FUP, Cibele Vieira, destacou a importância de recordar a trajetória da categoria, que sofreu diversos ataques nos últimos anos. “Passamos por um presidente que disse que o seu sonho era privatizar a empresa. Agora, começamos o ano com um presidente da Petrobrás que sua primeira iniciativa é liberar o acesso dos dirigentes sindicais nas unidades. Então, a gente não pode perder a luz disso tudo que passamos, para não parecer que foi pouca coisa o quanto resistimos e não foi”, destacou.

A deputada Ana Júlia ressaltou em seu discurso a colaboração entre seu mandato e a categoria, em uma enfática defesa dos trabalhadores, da Petrobrás e da soberania nacional. “Foi uma alegria ter lutado nesses últimos anos com esse sindicato, mas é uma alegria ainda maior saber que a gente vai ter muitas vitórias para conquistar juntos”, afirmou.

Martin parabenizou a nova diretoria e reafirmou o compromisso do mandato da deputada Gleisi Hoffmann de reaver a venda da Usina do Xisto (SIX) e reabrir a Fafen-PR. “Nós temos nos dedicado diariamente nessa luta. Há pouco tempo, visitamos a fábrica e para nós é uma questão de honra a reabertura da Fafen e a recuperação da Six”, concluiu.

O presidente do Sindipetro PR e SC destacou a importância do congresso como uma oportunidade de refletir sobre os próximos desafios dos trabalhadores e as novas estratégias para o fortalecimento da empresa. “Do congresso sairão as nossas bandeiras de luta, propostas de acordo, propostas de melhorias para o Sistema Petrobrás e subsidiárias e que isso tenha reflexo na nossa categoria”, afirmou.

Santiago relembrou o dia em que foi assinado o acordo de demissão dos trabalhadores da Fafen-PR e as decisões tomadas pelo Sindiquímica-PR naquele momento. “Aquela diretoria se reuniu e foi em busca da reabertura da fábrica. A FUP tem um enorme papel em toda a resistência deste período. Agradeço a parceria com o Sindipetro PR e SC, que deu todo o apoio para que a gente estivesse aqui hoje. Fizemos uma resistência de três anos e esse é o primeiro congresso que a gente realiza com perspectivas de futuro”, ressaltou.

Um momento especial da cerimônia foi a homenagem ao Sindipetro PR e SC, que celebrou seu sexagésimo aniversário neste dia 15 de junho. Petroleiros aposentados cortaram o bolo, simbolizando a trajetória e as conquistas do sindicato ao longo de suas seis décadas de existência.

O 10° Congresso Regional seguirá até o dia 17 de junho com mesas de debates e formação de grupos de trabalhos para tirar resoluções, visando a construção de um futuro promissor para a categoria.

Ao final do congresso, propostas e diretrizes serão estabelecidas para serem encaminhadas através de uma delegação eleita para o 19° Congresso Nacional da FUP (CONFUP).

Veja a íntegra da Abertura do 10° Congresso Regional e a posse da nova diretoria

Por: Juce Lopes

Fotos: Davi Macedo e Juce Lopes