Reconstrução

Abertura do 11º Congresso Regional celebrou a recontratação dos trabalhadores da Fafen-PR

Na noite desta sexta-feira (05) foi realizada a abertura do 11º Congresso Regional dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina, que ocorreu na sede de Curitiba.

Com o tema “Avançar na Reconstrução do Sistema Petrobrás”, a solenidade contou com a presença de autoridades políticas, representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e instituições parceiras, que também comemoraram a recontratação dos trabalhadores da Fafen-PR.

Participaram das mesas de abertura o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge; o coordenador do Sindiquímica-PR, Marco Aurélio Godinho; a coordenadora do Sindipetro Unificado e diretora da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Cibele Vieira; a presidenta do Sindipetro Rio Grande do Sul, Miriam Cabrera; o deputado federal, Tadeu Veneri (PT-PR) a diretora da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues; o diretor da CUT-PR, Luiz Carlos dos Santos; a diretora do Sindipetro-ES, Patrícia Jesus da Silva; e o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, Robson Formica.

Em clima de comemoração, as saudações dos convidados fizeram referência ao primeiro dia de trabalho dos funcionários da ANSA, que foram recontratados após o anúncio da reabertura da Fafen-PR.

O presidente do Sindipetro PR e SC destacou o fato da abertura do Congresso coincidir com uma data tão importante para a categoria. “Estivemos hoje à tarde, no primeiro dia de trabalho de muitos camaradas nossos que estão retomando seus postos após quatro anos de muita luta. É um momento histórico”, destacou.

O deputado federal, Tadeu Veneri (PT-PR), relembrou a luta da categoria petroleira e petroquímica pelo não fechamento da fábrica e todo o processo de retomada pelos trabalhadores. “Nós sabemos o quanto doeu quando fecharam aqueles portões, num momento em que o país precisava muito de uma empresa como aquela. Foi graças à persistência, à resistência e à insistência da categoria que a Fafen foi reaberta”, afirmou.

A presidenta do Sindipetro-RS, Miriam Cabrera, destacou a importância de uma Petrobrás pública, a serviço da sociedade, principalmente em momentos de catástrofes como as que ocorreram no Rio Grande do Sul. “A Petrobrás se fez necessária na UTE para o abastecimento de energia elétrica no estado. A Transpetro ajudou nos resgates, auxiliou nas drenagens e forneceu tudo o que tinha ao seu alcance, ajudando trabalhadores próprios e contratados. Se a Refap tivesse sido privatizada, ela não teria feito o esforço que fez para seguir operando nesse momento de calamidade”, afirmou.

9 3 2 5 4 7 1 8 6
>

A diretora da FUP, Cibele Vieira, ressaltou a relevância da categoria petroleira na defesa das estatais e da luta da classe trabalhadora. “O peso que jaleco tem é algo imensurável, o que também nos traz responsabilidades. E o que estamos vendo nesse momento de reconstrução do Brasil como um todo é algo ainda de muito complicado que nos impõe desafios que precisam ser debatidos no Congresso”, ressaltou.

o 11º Congresso Regional seguirá até o dia 7 de julho com mesas de debates e formação de grupos de trabalhos para tirar resoluções,que serão encaminhadas à 11ª Plenária Nacional da FUP (PlenaFUP), que será realizada de 1 a 4 de agosto, no Assentamento Contestado, na cidade da Lapa (PR).

Por Juce Lopes

Veja a íntegra da Abertura do 11º Congresso Regional Unificado

Clique aqui e confira a programação!