Abril Verde: mês de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

O trabalho é importante, mas saúde e segurança são essenciais.

O Sindipetro PR e SC se une à Campanha Abril Verde. Difundida em todo o país, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho.

A Campanha surgiu em referência ao dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e faz um chamado à sensibilização sobre a gravidade desse problema e sua repercussão na vida dos trabalhadores e de suas famílias. A cor verde é utilizada na campanha porque simboliza a Saúde e a Segurança no Trabalho.

De acordo com a Previdência Social, entre 2011 e 2022, foram notificados 7.506.055 acidentes de trabalho, dos quais 5.050.836 vítimas são homens, enquanto 2.447.812 são mulheres. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que em 2022 foram registrados 612 mil casos de acidentes de trabalho para a população com vínculo de emprego regular. No Paraná, foram cerca de 44,7 mil notificações, enquanto em Santa Catarina foram relatados 46,8 mil casos.

Nas unidades industriais onde há trabalhadores representados pelo Sindipetro PR e SC, o Sindicato negociou e estabeleceu importantes cláusulas relacionadas à Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) em Acordos Coletivos de Trabalho, visando prevenir acidentes.

O dirigente sindical Luciano Zanetti enfatiza o compromisso do Sindipetro em defender e promover o cumprimento dessas cláusulas, garantindo que todos os trabalhadores tenham condições dignas e seguras para exercerem suas atividades profissionais. “Imprimimos e distribuímos cópias de ACTs para que os petroleiros e petroleiras tenham conhecimento do que foi pactuado com as empresas que firmamos acordos coletivos. Também participamos das Comissões Permanentes de SMS, onde essa temática tem um debate mais aprofundado. Esta é a nossa pauta mais importante”, afirmou Zanetti.

O dirigente sindical destacou ainda a importância de garantir que os trabalhadores terceirizados também desfrutem desses direitos, independentemente de seu vínculo empregatício. “Para nós, todos são petroleiros e têm os mesmos direitos de terem um ambiente de trabalho saudável e seguro, o que é uma obrigação constitucional do empregador. A saúde e o bem-estar dos trabalhadores são prioridades indiscutíveis”, ressaltou.

Durante o Abril Verde, o Sindipetro PR e SC intensificará a distribuição de conteúdos informativos sobre o tema através de matérias especiais no seu site e redes sociais. Vale ressaltar que a segurança e saúde dos trabalhadores não são apenas preocupações passageiras, mas sim compromissos contínuos que devem persistir ao longo de todo o ano.

Caso presencie situações de risco, denuncie através dos seguintes canais:

E-mail: denuncia@sindipetroprsc.org.br
Telefone/Whatsapp: (41) 3332-4554 ou diretamente com os dirigentes sindicais.

Juntos, podemos construir um futuro onde todos os trabalhadores possam desempenhar suas atividades com dignidade e segurança.

Por Juce Lopes