Luto

Acidente causa a morte de trabalhadora em obra no Terminal Transpetro de Cabiúnas

Com profunda tristeza e indignação, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina relata o acidente de trabalho ocorrido na manhã de segunda-feira (7), em obra no Terminal Transpetro de Cabiúnas, em Macaé-RJ, que causou a morte de Rafaela Martins de Araújo, engenheira contratada pela empresa MJ2 Construções, que presta serviços à Petrobrás.

Informações preliminares dão conta que a trabalhadora foi atropelada por um equipamento no galpão de resíduos. Um rolo compressor teria perdido o freio. Rafaela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima ao Terminal, mas não resistiu.

O acidente deixa toda a categoria petroleira consternada. “Nós recebemos com muita tristeza a notícia do acidente de trabalho que custou a vida de Rafaela. As trabalhadoras e os trabalhadores saem todos os dias de suas casas saudáveis para buscar o sustento de suas famílias através da venda da sua força de trabalho. Ao final da jornada laboral, ninguém quer voltar doente ou mesmo jamais voltar em decorrência do trabalho. Todo acidente deve e pode ser evitado! O Brasil é infelizmente um dos campeões em números de doenças e acidentes de trabalho”, lamenta Luciano Zanetti, secretário de saúde, meio ambiente e segurança do Sindipetro PR e SC.

O Sindicato presta solidariedade aos familiares e amigos de Rafaela. Este trágico acidente não pode ser simplesmente mais um número estatístico. Rafaela partiu com apenas 27 anos e, como tantos outros trabalhadores e trabalhadoras, tinha sonhos, família e uma vida inteira pela frente. É imperativo que haja uma investigação profunda e rigorosa para esclarecer as causas desse acidente e, principalmente, para que haja a responsabilização dos envolvidos. A vida de um trabalhador é inestimável, e a segurança deve ser prioridade máxima em todos os ambientes de trabalho.

A Comissão de Investigação do Acidente contará com a participação de representantes do Sindipetro NF e da FUP.