O problema da falta de treinamento em relação aos procedimentos de segurança na Usina do Xisto levou o RH e a gerência de SMS a pensarem em uma solução paliativa: transferir um dos técnicos de segurança (TS) do turno para o administrativo. O problema é que existem apenas dois TS’s em turno. Dessa forma, além da sobrecarga das atividades rotineiras, apenas um técnico em turno ficaria responsável por liderar as equipes de emergência nas áreas de mineração e produção da SIX. Em suma, a medida que a empresa pretende adotar tapa um buraco, mas descobre outro.
Como redução de efetivo não combina com segurança, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina convoca todos os petroleiros para reunião ampliada na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, em duas sessões. A primeira às 10 horas e a segunda às 17h15, ambas na Sede Regional do Sindicato em São Mateus do Sul. A pauta tratará da proposta de redução do efetivo de TS’s em turno e as ações a serem tomadas pelos petroleiros.
A reunião da Comissão de SMS da Usina que vai abordar o assunto está marcada para o dia 05 de julho, nas dependências da SIX. A posição da reunião ampliada do Sindicato será levada à Comissão.