Amanhã (20), todos às ruas!

Trabalhadores e movimentos sociais saem em protesto na defesa da democracia e da liberdade, contra a direita e a favor dos direitos

A CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais farão grandes mobilizações neste 20 de agosto durante o ato nacional “Tomar as Ruas por Direitos, Liberdade e Democracia”. A direção nacional da Central avaliou com preocupação a crise brasileira, que se desdobra num cenário com desafios complexos para a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

A CUT demonstrou veemente repúdio à ameaça de golpe orquestrada por setores conservadores da sociedade, ao mesmo tempo em que questionou a atual política econômica, exigindo sua mudança. Apontou um caminho alternativo, o de defesa da democracia e do projeto de desenvolvimento vitorioso nas eleições de outubro. Em sua defesa, a CUT travará a luta que for necessária na disputa de ideias e nas formas de pressão, usando como armas a mobilização de suas bases e a articulação com os movimentos sociais.

A defesa deste projeto deverá ser feita em diferentes espaços – do local de trabalho às manifestações de rua, das assembleias de massa à greve geral,  dos fóruns institucionais de negociação à pressão sobre o Congresso – , todos eles fundamentais neste momento histórico em que as classes dominantes traçam sua estratégia de conciliação de interesses para contornar a crise política e pavimentar o terreno para restauração neoliberal.

No lugar da atual política econômica recessiva, que cria condições para a restauração neoliberal e para um novo ciclo de reestruturação produtiva das empresas, a CUT propõe outra política, que assegure a retomada do crescimento com base no investimento, no fortalecimento da indústria e da agricultura familiar, na ampliação do emprego e na redistribuição de renda; na defesa intransigente da Petrobras, do pré-sal, do regime de partilha e do conteúdo nacional; na valorização dos aposentados com uma previdência pública, universal e sem progressividade; no combate à desigualdade  e na inclusão social.

Por isso, nesta quinta-feira (20) serão realizadas mobilizações em todo o território nacional. Em Curitiba, a concentração será a partir das 11 horas, na Praça Santos Andrade. Já em Florianópolis os manifestantes se reúnem a partir das 16h00, na Praça da Alfândega. Todos em luta na defesa da liberdade, democracia e dos direitos trabalhistas e sociais.

Serviço:

Manifestação – “Tomar as Ruas por Direitos, Liberdade e Democracia”

Quando? Quinta-feira, 20 de agosto

Aonde?