Assassinaram Benjamín Lezcano, secretário geral de Coordenação Camponesa do Paraguai

No dia 19 de fevereiro dois homens armados em motocicletas assassinaram o agricultor Benjamin Lezcano. Foi o que aconteceu na comunidade rural de Núcleo 4, Arroyito, distrito de Horqueta, no departamento de Concepción.
Lezcano, 53 anos, foi secretário-geral da Coordenação Campesina “Dr. Gaspar Rodríguez de Francia “.
As comunidades rurais do Paraguai foram militarizadas e seus responsáveis estão sob crescente ataque estatal e paraestatal. Notamos que os atiradores matam com facilidade os agricultores que ousam resistir contra o cultivo de transgênicos, e pior, com a cumplicidade das autoridades.
Benjamin Lezcano era objeto de assédio constante do Ministério Público e da Polícia Nacional em defesa do agronegócio e do latifúndio. Em 31 de outubro de 2012, a brigada de “sequestro” da Polícia Nacional prenderam Benjamín Lezcano e Ruben Dario Lezcano Benjamin Fernandez Lopez. Os acusaram de feitos puníveis de terrorismo, associação terrorista e financimento de terrorismo definidos pela  Lei n º 4024/10. Esses atos de “terror” foram impostos como parte da instalação da Doutrina de Segurança Nacional em nossa região, sob a pressão do Grupo de Ação Financeira do FMI, no Paraguai foi promulgada durante o governo do presidente Lugo.
Desde que o coletivo de ex-presas políticas do Paraguai “Carmen Soler” culpou o governo pelo assassinato, alerta, “a violência social e política é causada diretamente por práticas de terrorismo de Estado. Nós culpamos o governo por violar os direitos humanos do povo do Paraguai “.
Em 31 de janeiro, o coletivo de ex-presas políticas latinoamericanas, e organizações sociais bolivianas, em união com a Assembleia Permanente de Direitos Humanos, emitiu uma resolução em apoio aos presos políticos frente à “situação de emergência e proteção da vida, que devemos aos irmãos paraguaios”, e dado – digamos -” abusos de poder e as injustiças cometidas” pediram “a intervenção da Comissão Internacional de Direitos Humanos para investigar cada um dos seus casos e enviar uma comissão permanente para avaliação.”
As organizações camponesas expressaram à nossa agência que consideram Benjamin Lezcano “um mártir da luta campesina do heróico povo norteño.”
Abaixo está a resolução na íntegra:
Resolução do Coletivo de Ex-Presas Políticas Latinoamericanas e Organizações sociais Bolivianas em união com a Assembleia Permanente dos Direitos Humanos
R.N ° 001
Temos tomado conhecimento da violação dos direitos humanos dos camponeses no país do Paraguai que estão sendo violentados  de modo permanente em seus direitos mais básicos direitos, fatos que resultaram na mobilização das mulheres, agrupadas em diferentes organizações, e da Assembleia Permanente dos Direitos Humanos da Bolívia, e América Latina, diante da situação de emergência e de proteção à vida, que devemos dar a nossos/as irmãos/as paraguaios, temos tomado as seguintes resoluções:
Tendo em vista:
Que os companheiros/as campesinos/as se encontram detidos em diferentes prisões no Paraguai, onde os torturam e ignoram tratados internacionais sobre direitos humanos. Como assim também têm sido condenados a penas máximos de 10 a 30 anos, sem provas, simplesmente porque defenderam suas terras.
Diante do abuso de poder e as injustiças cometida no Paraguai, as organizações de mulheres da Bolívia e a Assembleia Permanente de Direitos Humanos da Bolívia resolvem o seguinte:
1) solicitar a intervenção da Comissão Internacional de Direitos Humanos para investigar cada um dos seus casos e apresentar uma Comissão Permanente para avaliação.
2 °) Todas as organizações sociais e Associações de Proteção dos Direitos Humanos Básicos expressam a sua solidariedade com os/as camponeses/as presos/as e pedem suas libertações.
Esta resolução foi assinada no dia 31 de janeiro de 2013, na cidade de La Paz.
Aratiri
Agência de Notícias