Assembleia define o processo eleitoral do Sindipetro Paraná e Santa Catarina

Prazo para inscrições de chapas será de 01 a 28 de março; eleição acontecerá de 24 a 28 de abril.

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no final da tarde do dia 09 de fevereiro elegeu a Comissão que irá coordenar o processo eleitoral 2017 do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, bem como definiu as datas para inscrição de chapas e para a realização das eleições.

Com relação à Comissão Eleitoral, foram eleitos como membros os seguintes associados: Enio dos Reis, Ely José Gonçalves Constante, Adélcio Rocha, Richard Zanetti da Cruz e Heitor Moreira. De acordo com as regras estatutárias do Sindicato, nenhum dos membros eleitos pode participar da Direção Sindicato, nem pode vir a disputar a eleição em qualquer chapa inscrita. O sindicalizado Enio dos Reis foi escolhido como presidente da Comissão Eleitoral.

A AGO também definiu os prazos e datas do processo eleitoral. As inscrições de chapas para disputar o pleito poderão ser feitas entre 01 e 28 de março, mediante a entrega do Recibo de Inscrição e Ficha de Qualificação dos Candidatos (informações abaixo) junto à Secretaria do Sindicato. Tais documentos serão disponibilizados pela Comissão Eleitoral.

A eleição será realizada nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de abril. Serão disponibilizadas urnas itinerantes, que percorrerão os locais de trabalho para a coleta dos votos, e também fixas, nas sedes do Sindicato. A definição do número de urnas, seus locais e roteiros, será debatida nas próximas reuniões da Comissão Eleitoral e terá ampla divulgação pelo Sindicato.

Inscrição de chapas

De acordo com o Estatuto do Sindicato, para concorrer às eleições os candidatos que compõem as chapas deverão ter no mínimo 06 meses de associação. Para protocolar a inscrição, é necessário o requerimento de registro de chapa (documento disponível no Sindicato) em três vias endereçadas ao presidente do Sindicato (Mário Dal Zot) e assinadas por quaisquer dos candidatos que integrem a chapa.

É necessário entregar três vias das fichas de qualificação dos candidatos (também disponível no Sindicato), devidamente assinadas. As fichas deverão trazer o nome, filiação, data e local de nascimento, estado civil, endereço residencial, número e órgão expedidor da Carteira de Identidade, número e série da Carteira de Trabalho, número do CPF e do PIS, cargo ocupado na empresa e tempo de exercício da profissão de cada um dos candidatos.

Para completar a inscrição, ainda é preciso entregar cópias da Carteira de Trabalho onde constem a qualificação civil, verso e anverso, do contrato de trabalho em vigor e do número do PIS e/ou Ficha de Registro de Empregados (FRE) de cada um dos candidatos da chapa.

As chapas devem conter, no mínimo, 13 diretores titulares e igual número de suplentes. Para o Conselho Fiscal, as chapas têm que indicar três titulares e outros três suplentes. Ainda devem trazer dois delegados representantes junto à Federação e também igual número de suplentes. A chapa completa tem ao menos 36 integrantes.