Em decisão unânime, os trabalhadores enquadrados em regime de turno da Paraná Xisto que participaram das assembleias votaram pela implantação da jornada de trabalho de 12 horas e optaram pela tabela de 4X6.
Foram quatro sessões de assembleias, realizadas ao longo da última semana, entre os dias 22 e 25 de outubro, na portaria de entrada da unidade, em São Mateus do Sul.
A convocação do Sindipetro PR e SC para as deliberações dos trabalhadores se deu por conta da implementação do 5º grupo de turno de revezamento ininterrupto na planta da Paraná Xisto, conforme estabelecido em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Para o diretor sindical João Felchak, responsável pela pauta local de São Mateus do Sul, a decisão da assembleia representa um avanço no devido regramento do trabalho na Paraná Xisto. “Os trabalhadores exerceram democraticamente seu poder de escolha e isso foi mais um importante passo na regulamentação das condições de trabalho na empresa. A unidade tem uma nova gestão, com novos contratados e todo esse processo de organização é fundamental para que os trabalhadores tenham seus direitos e deveres bem definidos em ACT”, afirmou.
O Sindipetro Paraná e Santa Catarina já enviou ofício à Paraná Xisto comunicando sobre a decisão da assembleia. Um termo aditivo ao ACT vigente deve ser estabelecido para a implantação da 5ª turma, com as adequações das jornadas de trabalho.