O Sindipetro Paraná e Santa Catarina convoca os trabalhadores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) para debater e deliberar sobre a implementação do Vale-Alimentação (VA) e/ou Vale-Refeição (VR) na unidade, em substituição ao fornecimento da alimentação in natura. As assembleias ocorrerão no dia 28 de novembro, às 18h00, na Sede do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac – R. Nunes Machado, 1644, Rebouças), e em 3 de dezembro, também às 18h, na sede do Sindipetro PR e SC (R. Lamenha Lins, 2064, Rebouças).
A convocação surge após todo um processo que envolveu protocolo de minuta de proposta pelo Sindicato, análise da experiência do VA e/ou VR em outras unidades, retorno da empresa sobre a possiblidade e, por fim, reunião específica com a gestão da Repar para tratar do tema.
Vários gerentes da Repar, inclusive da infraestrutura, saúde e recursos humanos, participaram desse encontro e demonstraram concordância com a ideia de mudança no sistema de alimentação na refinaria. A gestão apresentou planos de melhorias nas instalações, incluindo reformas para padronizar as copas nos setores, com instalação de todos equipamentos necessários, além de criar uma grande copa no prédio administrativo. No entanto, ainda falta um cronograma detalhado das obras, o que o Sindicato continua cobrando.
Os gestores ainda se comprometeram em manter o Programa de Alimentação Saudável e realizar inspeções nas copas para garantir condições sanitárias adequadas e evitar problemas de contaminações por alimentos.
O Sindipetro PR e SC, por sua vez, esclarece que jamais se colocou contra a demanda local de implantação do VA e/ou VR e sempre agiu de forma transparente, garantindo o máximo de informações aos trabalhadores para que todas as dúvidas sejam esclarecidas antes da tomada de decisão.
O diretor sindical Carlos Alberto Costa de Souza, o Carlinhos, é a liderança dos trabalhadores da Repar nesse processo de negociação sobre o VA e/ou VR na Repar. Ele reforça a necessidade da participação nas assembleias. “O que é importante, a gente cuida. Não terceirizamos decisões que impactam nossa vida. Este é um momento para a categoria se unir e deliberar sobre um tema fundamental para todos”, destacou.
As assembleias não são apenas um espaço de votação, mas também de diálogo e esclarecimento. Por isso, o Sindicato ressalta o convite: compareça, tire suas dúvidas e faça valer sua voz!
Acesse aqui o Edital de Convocação de Assembleia
Minuta de negociação sobre VR/VA disponível aqui.
Por Davi Macedo