Assembleias elegem delegados ao Congresso Regional do Sindipetro

Entre os dias 13 e 14 de maio, próxima quarta e quinta-feira, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina promove cinco sessões de assembleias para eleger os delegados ao 11º Congresso Regional (2º Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina).

As inscrições de chapas para a eleição dos delegados ao Congresso Regional deverão ser feitas no início de cada uma das assembleias e deverão respeitar a seguinte proporcionalidade e representatividade de associados para cada uma das assembleias respectivas: REPAR – Araucária, Curitiba/PR: 07 delegados da ativa + 06 delegados aposentados; SIX – São Mateus do Sul/PR: 03 delegados da ativa + 02 delegados aposentados; TEFRAN – São Francisco do Sul/PR: 01 delegado da ativa + 01 delegado aposentado; TEPAR – Paranaguá/PR: 01 delegado da ativa + 01 delegado aposentado; TTOL – Itajai, Biguaçú e Guaramirim/SC: 01 delegado da ativa + 01 delegado aposentado; UO-SUL – Itajai/SC: 01 delegado da ativa.

Os diretores do Sindipetro PR e SC, conforme regra estatutária, são delegados natos ao Congresso Regional. O evento acontece nos dias 21 e 22 de maio, na sede do Sindiquímica-PR, em Curitiba. Além de eleger os delegados à 5ª Plenafup, o evento vai debater e aprovar a pauta de reivindicações que será levada à Plenária Nacional, onde será apreciada em conjunto com as pautas de outros sindicatos.

Confira as datas e locais das assembleias no Edital nos anexos abaixo.

Como se organizam os petroleiros
Todo ano os trabalhadores do Sistema Petrobrás e das empresas do setor privado que são representados pela FUP realizam uma Plenária Nacional (Plenafup) para deliberação das campanhas e pautas de reivindicações, planos de luta e posicionamentos políticos da categoria. Neste ano, a Plenafup entra em sua quinta edição e será realizada de 01 a 05 de juho, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, localizada na cidade de Guararema, em São Paulo.

A cada três anos, a Federação convoca um Congresso Nacional (Confup), onde os petroleiros também elegem a direção colegiada da entidade, cujo mandato é de três anos.

Os delegados que participam das plenárias e congressos nacionais são eleitos em assembleias realizadas nas bases sindicais da Federação ou em plenárias e congressos regionais convocados pelos sindicatos filiados. No ano passado, o Sindipetro PR e SC e o Sindiquímica PR resolveram juntar as bases de representação e fizeram o 1º Congresso Regional Unificado dos Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina. A experiência foi bastante positiva e consolidou a iniciativa. Neste ano, o 2º Congresso Regional Unificado acontece nos dias 21 e 22 de maio. Além de eleger os delegados à 5ª Plenafup, o evento vai debater e aprovar a pauta de reivindicações que será levada à Plenária Nacional, onde será apreciada em conjunto com as pautas de outros sindicatos.

As delegações às plenárias e congressos são proporcionais ao número de sindicalizados de cada base. Os delegados eleitos representam os trabalhadores de suas bases nas votações e deliberações que acontecem ao longo dos debates realizados e, também, na plenária final, que sempre ocorre no último dia do evento.

Portanto, todas as decisões e encaminhamentos das plenárias e congressos nacionais são fruto desta organização sindical, democrática e plural. Cabe às direções da FUP e de seus sindicatos cumprir todas as decisões tomadas pela categoria em seus fóruns de deliberação.

Participação das Mulheres
A novidade da Plenária Nacional da FUP deste ano é a garantia da representação de mulheres. No XVI Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros, realizado em 2014, foi aprovada a Resolução de Políticas Afirmativas de Gênero da FUP. O texto diz que a FUP cumprirá a proporcionalidade do número mínimo de mulheres que trabalham no Sistema Petrobrás na composição dos Congressos Nacionais, das Plenárias Nacionais, das Comissões de Ética, dos Cursos e dos Seminários. Trata-se de uma política afirmativa que visa o aumento da participação das mulheres no sindicalismo.

Edital Congresso Regional do Sindipetro