Assembleias na segunda-feira deliberam sobre indicativos da FUP

Rejeição da contraproposta da empresa, decretação de estado de greve e paralisação de 24 horas no dia 26 estarão em pauta

O Sindicato promove cinco sessões de assembleias na próxima segunda-feira, 24, para que os petroleiros do Paraná e Santa Catarina apreciem os indicativos do Conselho Deliberativo da FUP. Na quarta-feira (19), a Direção da Federação e representantes dos dez sindicatos filiados se reuniram no Rio Janeiro logo após a reunião de negociação com a Petrobrás e avaliaram a contraproposta da empresa para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho deste ano.
A oferta da Petrobrás reajusta 6,5% os salários dos trabalhadores da ativa, o que representa ganho real entre 0,9% e 1,2%.  A empresa também propõe pagar um abono referente a uma remuneração integral ou R$ 4.000,00, o que for maior, descontando o valor da antecipação de R$ 1.296,00 ou 12% de uma remuneração, que foi paga durante a quitação da PLR 2011.
O Conselho Deliberativo da FUP considerou a proposta como um desrespeito aos petroleiros. O indicativo é de rejeição e greve de 24 horas na próxima quarta-feira, 26. Além de um ganho real condizente com a importância do trabalho, a categoria reivindica regras democráticas e justas para o pagamento e distribuição das PLRs.
Já aconteceram três reuniões de negociação e até agora a Petrobrás só concordou com a antecipação da inflação acumulada nos últimos 12 meses, calculada pelo IPCA/IBGE em 5,24%, que será paga ainda neste mês.
A participação dos petroleiros nas assembleias e mobilizações é fundamental para avançar em relação à pauta de reivindicações. Confira o horário da assembleia em sua base e compareça!

Confira os principais pontos da pauta de reivindicações:
Ganho Real e reposição da inflação – Ganho real de 10%, mais a reposição da inflação do período de setembro de 2011 e agosto deste ano, cujo índice de Custo de Vida (ICV),  do período, divulgado pelo Dieese, é de 6,18%.
Auxílio almoço e auxílio alimentação – Reajuste do Auxílio-Almoço com aplicação do percentual de 100% da variação do subitem “Alimentação fora de casa”. A Federação cobrou que a empresa adote a prática do auxílio alimentação sem causar prejuízos ao auxílio refeição dos trabalhadores do Sistema Petrobrás.
RMNR – A FUP cobrou a incorporação do percentual referente à RMNR (Remuneração Mínima por Nível e Regime) ao salário básico de todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás e, a partir de então, realizar o pagamento da periculosidade somente aos trabalhadores que fazem jus a este adicional.
Adicional de penosidade – A FUP cobrou que a empresa pague o adicional de penosidade de 20% sobre o salário base de qualquer trabalhador submetido ao regime de turno em escala de revezamento, em atividades expostas ao sol ou chuva e, aos trabalhadores que exerçam atividades de natureza que os submetam à fadiga física ou psicológica.
ATS – A correção do Adicional por Tempo de Serviço com teto para 50% também foi um dos pontos da pauta dos trabalhadores, cobrado pela FUP na primeira reunião de negociação do ACT 2012, com a Petrobrás.
Gratificação de trabalho em áreas remotas – Também foi cobrado pela Federação, que a empresa transforme a atual gratificação de campo terrestre de produção em gratificação de trabalho em áreas remotas, para os trabalhadores do regime administrativo, que desempenhem atividades em bases ou unidades remotas.
ATS dos anistiados – O Adicional por Tempo de Serviço dos Anistiados foi um dos pontos pautados pela FUP, que cobrou que a empresa comprometa-se a integralizar o ATS dos anistiados originários da Petromisa, Petroflex, Nitriflex e Interbrás, tendo como marco inicial para o novo período a data de efetivo reingresso na empresa.