Assembleias nesta terça (09) decidem sobre nova proposta da Petrobrás

Para que os petroleiros do Paraná e Santa Catarina se posicionem em relação à nova proposta da Petrobrás, apresentada na última sexta (05), o Sindicato promove cinco sessões de assembleia nesta terça-feira (09). Também estará em pauta a suspensão do estado de greve. Os petroleiros da Repar se reúnem na sede do Sindipetro às 18h00. Os trabalhadores da SIX às 17h15, na sede regional de São Mateus do Sul. O pessoal dos terminais de Itajaí e Biguaçu, e da TBG e UO-SUL participam da assembleia no Sindicato dos Professores de Itajaí, a partir das 19h00. Um pouco antes, às 18h30, os petroleiros dos terminais de São Francisco do Sul e Guaramirim se reúnem na sede regional do Sindipetro de Joinville. Já para os trabalhadores do Terminal de Paranaguá, a assembleia acontece às 18h30, na sede regional do Sindipetro. A nova proposta da Petrobrás e subsidiárias traz o aumento salarial entre 7,51% e 8,2%, dependendo do número de anuênios que o trabalhador receba, o que significa um ganho real entre 2,16% e 2,77%. Além disso, a empresa aumenta o valor do abono para R$ 7,2 mil ou uma remuneração, o que for maior, concede mais um extraturno (dobradinha) e avanços no pagamento das horas extras dos trabalhadores de regime administrativo que atuam nas paradas de manutenção e partidas das novas unidades.
A FUP e seus sindicatos, reunidos no Conselho Deliberativo, avaliaram que a nova proposta, dentro da atual conjuntura, representa um avanço na recomposição dos salários e a ampliação de direitos. Diante dessas conquistas, o Conselho Deliberativo da FUP indicou por unanimidade a suspensão do estado de greve e a aprovação da proposta arrancada na luta.
A respeito do dia parado em função da greve de 24 horas do dia 26 de setembro, a empresa assumiu o compromisso de que não haverá qualquer reflexo funcional. O dia poderá ser compensado pelo trabalhador.
Confira os horários e locais das assembleias
Repar | 18h00 – Local: Sede do Sindipetro (R. Lamenha Lins, 2064, Rebouças – Curitiba)
SIX | 17h15 – Local: Sede Regional do Sindipetro (R. Paulino Vaz da Silva, 535, Centro – São Mateus do Sul)
TTOL – TBG, Biguaçu, Itajaí e UO-SUL | 19h00 – Local: Sindicato dos Professores de Itajaí (R. Jorge Mattos, 285, Centro – Itajaí)
Tefran-TTOL São Francisco do Sul, Guaramirim | 18h30 – Local: Sede Regional do Sindipetro (R. Elly Soares, 127, Floresta – Joinville)
Tepar – Transpetro Paranaguá | 18h30 – Local: Sede Regional do Sindipetro (R. Odilon Mader, 480, Estradinha – Paranaguá)
*Todas as assembleias acontecem na terça-feira, dia 09 de outubro. Acesse o Edital de Convocação de Assembleias.
Principais conquistas da nova proposta:
Ganho real – o reajuste subiu de 6,5% para 8,16% o reajuste na RMNR, o que garante um ganho real entre 2,16% e 2,77%, em relação ao IPCA.
Abono – o piso proposto para o abono passou de R$ 4.000,00 para R$ 7.200,00, ou 1,05 remuneração, o que for maior. Os trabalhadores receberão valores equivalentes aos que foram pagos no abono do ano passado, mesmo com a Petrobrás descontando o adiantamento feito na quitação da PLR 2011.
Extra-turno – a nova proposta garante o extra-turno (dobradinha) de mais um feriado trabalhado: o dia 15 de novembro. Com isso, a categoria avança consideravelmente rumo à retomada integral desse direito, que foi usurpado no governo FHC.
Horas extras do administrativo – pagamento a 100% das horas extras nas paradas de manutenção e partidas das novas unidades para os trabalhadores em regime administrativo. Além disso, será acrescido nessas horas extras o adicional noturno quando a atividade for realizada entre as 22h e 05h e nos feriados, sábados e domingos.
Regramento das PLRs futuras – a Petrobrás reafirma o compromisso de buscar um entendimento, através da continuidade das negociações com as representações sindicais.