Ato na Repar abre o Dia Nacional de Lutas em Defesa da Petrobrás no Paraná

As manifestações desta sexta-feira (13) –  Dia Nacional de Lutas em Defesa da Petrobrás, da Democracia, dos Direitos Trabalhistas e da Reforma Política – começaram em Curitiba com um ato em frente à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) ainda nas primeiras horas da manhã.

Cerca de mil trabalhadores petroleiros, petroquímicos, terceirizados da Repar e da Fafen-PR e militantes dos MST e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram do protesto. A entrada do turno e do horário administrativo foi atrasada em 01h30.

O ato denunciou a tentativa da mídia e da direita elitista brasileira de desmoralizar a gestão estatal da empresa e abrir caminho para a privatização da Petrobrás.

A agenda da classe trabalhadora também está na pauta do dia. Entre as principais reivindicações estão o fim das Medidas Provisórias (MP´s) 664 e 665, que alteram direitos da classe trabalhadora; e a realização de um plebiscito oficial sobre a Assembleia Constituinte Exclusiva da Reforma Política.

Manifestação
Nesta sexta-feira (13) diversos atos acontecerão, simultaneamente, em todo Brasil. Em Curitiba a manifestação ocorre a partir das 17h na Praça Santos Andrade, no centro da capital. O Sindipetro Paraná e Santa Catarina está a frente da organização dessas manifestações e convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa, próprios e terceirizados, para participarem e defenderem a Petrobrás, os empregos e o desenvolvimento econômico e social que ela representa ao país.