O Sindipetro Paraná e Santa Catarina realiza manifestações em defesa da Petrobrás nesta quarta (15) e quinta-feira (16) nas unidades da Transpetro. Os atos seguem as deliberações das assembleias que, juntamente com a pauta política apresentada pela FUP, aprovaram um calendário de mobilizações.
A categoria decidiu que neste ano vai priorizar uma pauta política e não econômica (salarial), na qual exige principalmente o cancelamento do plano de desinvestimentos (venda de ativos), a recomposição do efetivo de trabalhadores próprios da companhia e a retomada das obras suspensas (Comperj, Fafen-MS, parte da Refinaria Abreu e Lima e as refinarias premium do Maranhã e do Ceará).
Na quarta-feira serão realizados protestos nos Terminais Transpetro de Paranaguá (Tepar), Biguaçu (Teguaçu) e Itajaí (Tejaí). Já na quinta-feira é a vez dos Terminais de São Francisco do Sul (Tefran) e Guaramirmi (Temirim) sediarem os atos. A mobilização do Tefran também vai abordar o vazamento de petróleo no ano 2000, no qual 4 milhões de litros de petróleo poluíram os rios Barigui e Iguaçu a partir do rompimento do duto que liga o Tefran à Repar.