Atos lançam a campanha pela reincorporação da Transpetro à Petrobrás

Uma série de atividades na próxima sexta-feira (12), nas bases do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, irá lançar a campanha pela reincorporação da Transpetro pela Petrobrás. Serão realizados atos nos Terminais de Biguaçu, Guaramirim, Itajaí, Paranaguá e São Francisco do Sul (confira os horários de cada base no cronograma abaixo).

As atividades coincidem com o aniversário de 16 anos da Transpetro. A separação da empresa foi uma das últimas ofensivas do neoliberalismo contra o Sistema Petrobrás. Se o desmembramento não é motivo de comemoração, a atuação da Transpetro, fruto do esforço de centenas de petroleiros, traz resultados de encher os olhos. A empresa está presente na maioria dos estados do Brasil; opera onze mil quilômetros de oleodutos e gasodutos; quarenta e cinco terminais, sendo 21 terrestres e 24 aquaviários, que possuem 500 tanques com capacidade de armazenamento de 10 milhões de m³ de óleo leve e pesado; além de navios petroleiros. Ao armazenar petróleo, derivados e gás e transportá-los aos diferentes pontos do Brasil, atua como elemento de integração nacional, em operações sintonizadas com a estratégia do Sistema Petrobras.

O esforço coletivo que colocou a Transpetro nos patamares atuais passa a ser aplicado também na luta pelo fortalecimento da empresa enquanto patrimônio nacional. A campanha pela reincorporação da Transpetro, lançada pela FUP e seus sindicatos filiados, visa unir esforços numa grande articulação com os petroleiros, representações sociais e autoridades políticas. Além disso, a campanha é um contraponto à política de desinvestimentos da Petrobrás e tem também o objetivo de evitar que o capital da Transpetro, que hoje é 100% Petrobrás, seja aberto ao mercado privado.

Cronograma das atividades:
Dia 12 de Junho (sexta-feira)
Tepar: 07h15
Tejaí: 08h00