Audiência da Alep debate a situação das unidades da Petrobrás no Paraná

Evento acontece nesta quarta-feira (30) de forma online, com transmissão pela TV Assembleia e Facebook do Sindipetro, a partir das 14h30.

 

 

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza audiência pública nesta quarta-feira (30) para debater a situação das unidades da Petrobrás no Paraná. O evento acontece por requerimento do mantado do deputado Tadeu Veneri (PT), que atendeu o pedido do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, do Sindiquímica Paraná e da FUP.

 

A alta no preço dos combustíveis e a crise de fornecimento de fertilizantes por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia contribuem com as intenções do governo Bolsonaro para a Petrobrás, que promove o desmonte da empresa, com a venda de ativos, visando a sua total privatização.

 

A condição atual das unidades da Petrobrás no estado comprova as intenções do governo. A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), em Araucária, encontra-se fechada desde janeiro de 2020. A Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, está em processo de venda. Por fim, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), também situada em Araucária, é outro patrimônio do povo brasileiro que está na lista das privatizações.  

 

A audiência ocorre a partir das 14h30 de forma remota, com transmissão pela TV Alep, compartilhada pelas redes sociais do Sindipetro PR e SC. Além das entidades requerentes, o evento contará com a participação do ex-governador Roberto Requião e de representantes do Ministério Público do Trabalho, Anapetro, Ineep, CUT-PR e Dieese.