Setor Privado

Avançam as negociações do novo ACT na Paraná Xisto

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina participou, nesta quarta-feira (30), de mais uma rodada de negociação com representantes da Paraná Xisto para tratar do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2025/2027) dos empregados da unidade de São Mateus do Sul.

A reunião, que aconteceu na sede do Sindicato, em Curitiba, teve como base a contraproposta apresentada pela empresa e resultou em alguns avanços importantes para os trabalhadores.

Entre os pontos conquistados estão o reajuste salarial de 6,06%, que garante a inflação do período e 1% de ganho real; pagamento de Vale Refeição nas férias, ampliando a cobertura do benefício; uma folga anual para brigadistas, valorizando a atuação desses trabalhadores essenciais à segurança; adicional de supervisão para o turno; e garantia do feriado de Carnaval para quem atua em regime administrativo, com pagamento em horas extras caso haja convocação para o trabalho. Tudo isso com retroatividade dos pagamentos na data-base da categoria (março).

A minuta de ACT passará por ajustes, conforme as tratativas da reunião, e deve ser formalizada pela empresa nos próximos dias. Assim que o Sindipetro receber o documento, será convocada assembleia com os trabalhadores da Paraná Xisto para que avaliem os termos da proposta de acordo.

O Sindicato reforça que cada avanço é resultado da organização e da mobilização coletiva, e que a decisão final estará, como sempre, nas mãos da categoria.