Setor Privado

Bate-papos sindicais com trabalhadores da Paraná Xisto debatem construção da proposta de ACT

Na terça-feira (25) e quarta-feira (26), o Sindipetro PR e SC promoveu dois encontros com os trabalhadores e trabalhadoras da Paraná Xisto, na sede de São Mateus do Sul. Os bate-papos reuniram 41 trabalhadores, tanto do setor administrativo quanto do turno ininterrupto de revezamento.

O principal tema das discussões foi a construção da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a ser encaminhada à empresa. Entre os pontos abordados, destacou-se a necessidade de manutenção das cláusulas já existentes, com ajustes em alguns textos, além do estabelecimento de regras para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), para o banco de horas dos trabalhadores administrativos e para o Dia do Brigadista.

Os encontros também serviram para debater pontos do ACT que atualmente estão em desacordo com as demandas da categoria, como o sobreaviso, questões relacionadas à parada de manutenção e ao auxílio-educação. Além disso, novas reivindicações foram levantadas pelos trabalhadores, reforçando a importância do diálogo constante entre a categoria e o sindicato.

 

De acordo com o diretor sindical João Felchak, entre os principais pontos de reivindicação destacam-se o plano de saúde, que atualmente conta com poucos profissionais credenciados no município, o pagamento de créditos no cartão multibenefícios durante o período de férias, além de melhorias nos percentuais de horas extras e, principalmente, o pagamento da PLR. “Já houve uma primeira reunião com a Paraná Xisto, na qual alguns desses pontos foram discutidos. O próximo passo é apresentar aos trabalhadores uma proposta de acordo, que será encaminhada à empresa para dar início à negociação do ACT. O acordo vigente vence nesta sexta-feira (28), mas a empresa já se comprometeu a mantê-lo válido até a assinatura do novo acordo, com a esperança que mais trabalhadores e trabalhadoras estejam presentes nas novas convocações realizadas pelo sindicato”, destacou.

O Sindipetro PR e SC seguirá atento às demandas dos trabalhadores e reforça a importância da participação de todos e todas nos debates sobre o ACT, garantindo avanços e a defesa dos direitos da categoria.

 

Por Juce Lopes