Câmara de Curitiba aprova requerimento pela reabertura da Fafen-PR

Plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou (22/03) documento, de autoria da vereadora Carol Dartora (PT), para que o prefeito Rafael Greca (DEM) atue em prol da reabertura fábrica

De iniciativa da vereadora Carol Dartora, foi aprovado na Câmara de Curitiba requerimento que solicita atuação do prefeito Rafael Greca na defesa da reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados. A unidade de Petrobrás em Araucária tem condições de produzir oxigênio hospitalar durante a pandemia do novo coronavírus.

Para o legislativo municipal, a iniciativa se justifica pelo agravamento da crise sanitária e da superlotação dos leitos para tratamento da doença na capital. Na última semana, Curitiba atingiu 100% de ocupação das UTIs SUS para Covid-19 e recordes nos números de casos e mortes.

Dartora lembra que Rafael Greca preside a Associação dos Municípios da Região Metropolitana e que o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, é Coordenador Municipal de Ações Integradas com a Região Metropolitana de Curitiba. “A gente considera que é muito importante essa atuação do prefeito para que a Fafen-PR seja operacionalizada e não falte oxigênio às vítimas da Covid. Isso é urgente”, defendeu.

Agora a pressão pela reabertura da fábrica fechada em março de 2020, por decisão do governo Bolsonaro, se amplia para o executivo da capital paranaense. Na última semana o Ministério Público Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) enviaram ofício aos governos federal, estadual e à Petrobrás exigindo providências para reativar a unidade (LEIA AQUI).

De Brasília o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás, senador Jean Paul Prates (PT-RN), se pronunciou em apoio ao ingresso dos órgãos públicos na luta pela reativação da Fafen-PR (ASSISTA).

No Congresso Nacional, o deputado paranaense Gustavo Fruet informou que vai providenciar uma consultoria legislativa para saber o que pode ser feito via Câmara Federal. E na Assembleia Legislativa do Paraná foi entregue ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, outra solicitação para reabrir a fábrica que pode produzir 760 mil m3 de oxigênio hospitalar por dia (LEIA AQUI).

Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, a reabertura da fábrica é urgente. “O oxigênio hospitalar é um dos itens essenciais nas UTI’s pelo Brasil. Nosso sistema de saúde está em colapso e a Fafen, que está ociosa há um ano, nesse momento de pandemia pode salvar vidas”, disse.

Por Sindipetro PR e SC  (com informações via Gabinete da Vereadora Carol Dartora).