Campanha 2023: Sindicato assina a prorrogação do ACT do Sistema Petrobrás

A validade do documento foi estendida até 30 de novembro.

O Sindipetro PR e SC assinou, nesta segunda-feira (30), a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobrás e subsidiárias Transpetro e TBG, estendendo sua validade até 30 de novembro.

Essa medida atende parcialmente a uma das deliberações conjuntas feitas entre a FUP e a FNP para a campanha reivindicatória 2023, que solicitava a prorrogação do documento até a pactuação de um novo acordo.

O processo de prorrogação demonstra uma nítida mudança de postura da gestão. No entanto, as duas propostas apresentadas pela empresa ainda não suprem os anseios da categoria, que espera por um acordo que reflita as mudanças de projeto e da gestão do Sistema Petrobrás.

De acordo com o presidente do Sindicato, Alexandro Guilherme Jorge, a expectativa é de que essas melhorias almejadas apareçam na próxima contraproposta da companhia durante as negociações. “Esperamos que haja avanços na mesa para um acordo condizente com as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras. Caso isso não ocorra, a categoria está preparada, se mobilizando e se organizando para os enfrentamentos que se fizerem necessários”, afirmou.