Seis de dezembro é o Dia Mundial do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Ação na Repar será no horário do almoço.
O Sindicato fará uma ação de conscientização sobre o problema da violência contra as mulheres nesta terça-feira (06), na Repar. A mobilização está marcada para o horário do almoço, quando dirigentes distribuirão laços brancos e um panfleto com informações sobre a violência de gênero.
Mais tarde, por volta das 17h00, uma atividade conjunta com movimentos sociais e feministas será realizada na Boca Maldita (Praça Carlos Gomes), em Curitiba.
As ações são alusivas à Campanha do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizada em âmbito global sempre no dia 06 de dezembro. A iniciativa surgiu no Canadá após um bárbaro crime acontecido no mesmo dia, em 1989, quando um jovem estudante entrou armado em sua sala de aula na Escola Politécnica de Montreal, ordenou que os alunos homens se retirassem e assassinou 14 mulheres, feriu outras 10 e suicidou-se. Com ele foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar e na qual explicitava a motivação de suas ações: não concordava com o avanço das mulheres na sociedade.
O episódio ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”. Assim, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se e elegeram o laço branco como símbolo, adotando como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Atualmente essa campanha está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. Em 2007, como reconhecimento da importância do tema e da campanha, o governo brasileiro instituiu o dia 6 de dezembro como o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (Lei 11.489/07).