Campanha Reivindicatória 2016: assembleias nas bases do Paraná registram ampla rejeição da proposta da Petrobras

Até a manhã desta segunda-feira (19) foram realizadas três das dezenove sessões de assembleia do Sindipetro PR e SC, duas na Repar e uma no Tepar, e tudo indica que os apelos da direção da Petrobras e seus gestores para que os petroleiros aprovem a proposta da empresa têm sido em vão. Até o momento foram contabilizados quase duzentos votos e apenas quatro reprovaram o indicativo da FUP e Sindicato de rejeição da proposta.

Tratada pela Petrobras como sua “última e definitiva proposta”, a carta da empresa à FUP insiste na redução de jornada com diminuição de salário e não garante o cumprimento do acordo do ATS na Fafen-PR, pactuado em novembro do ano passado. O documento ainda prevê  o reajuste salarial de 6%, retroativo a setembro, mais 2,8% suplementares em fevereiro; manutenção das horas extras com adicional de 100% e do auxílio almoço sem obrigatoriedade de migração para o vale refeição.

A FUP e o Sindipetro PR e SC ainda indicam a aprovação de paralisações a partir de 23 de dezembro, que a partir desta data podem ocorrer a qualquer momento. Este segundo ponto de pauta das assembleias tem sido aprovado até agora por ampla maioria dos votos.

Ainda hoje acontecem mais cinco sessões, uma na Repar e quatro no Tepar. Amanhã estão previstas as sessões na Usina do Xisto e nas bases da Transpetro em Santa Catarina. As assembleias nas unidades da Petrobrás nos estados do Paraná e Santa Catarina serão concluídas até quarta-feira (21). Confira aqui o calendário das assembleias.