Campanha Reivindicatória 2017: Petroleiros do PR e SC seguem avaliando os indicativos da FUP

Assembleias continuam até o dia 29 de dezembro. Resultado parcial aponta aprovação da última proposta de ACT e manutenção do estado de greve contra a privatização da Petrobrás.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina segue realizando as assembleias para apreciação dos indicativos da FUP de aprovação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) conquistada e manutenção dos estados de greve e de assembleias permanentes contra a privatização de unidades da empresa.

Até o final da tarde desta terça-feira (26) já ocorreram 23 das 27 assembleias previstas e o resultado parcial mostra que 70,47% aceitaram a proposta de ACT, 24,85% rejeitaram e 4,68% se abstiveram.

Com relação à manutenção do estado de greve e das assembleias em caráter permanente contra a privatização da Petrobrás, as assembleias indicam até o momento que 95,30% aprovam, 1,17% rejeitam e 3,52% preferiram se abster.

Cabe ressaltar que na atual conjuntura de golpe, na qual os direitos da classe trabalhadora estão sendo dizimados, a preservação das conquistas garantidas nas últimas duas décadas é uma grande vitória da categoria.

Além disso, os petroleiros conseguiram incorporar ao Acordo salvaguardas para tentar barrar os efeitos da contrarreforma trabalhista, que impôs à CLT, entre outros absurdos, o artigo 477-A, onde “as dispensas imotivadas individuais, plúrimas ou coletivas equiparam-se para todos os fins, não havendo necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de celebração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho para sua efetivação”.

As assembleias nas bases do Sistema Petrobrás no Paraná e Santa Catarina prosseguem até o dia 29 de dezembro. Elas são as instâncias soberanas de decisão da categoria, participe!