Campanha Reivindicatória 2022: Confira as pautas protocoladas pela FUP na íntegra

No dia de abertura das negociações gestão da Petrobrás desrespeita petroleiros.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) juntamente com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) protocolaram, na última quinta-feira (02), as pautas de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2022 da Petrobrás e subsidiárias (Transpetro, PBio, TBG e Termobahia). Um Ato Unificado convocado pelas duas federações marcou a entrega. Confira as pautas da FUP nos links dos anexos abaixo.

Entre os principais pontos estabelecidos na 10ª Plenafup estão o reajuste salarial de acordo com a reposição da inflação e a recomposição das perdas dos últimos anos. A pauta protocolada cobra ainda solução para as pendências das últimas campanhas reivindicatórias, como Teletrabalho, HETT, Banco de Horas, Fórum de Efetivos, Tabelas de Turno e AMS. Outro destaque é o pedido de realização de um Fórum nacional para debater a terceirização e fortalecimento a luta contra a exploração dos trabalhadores terceirizados.

A primeira reunião de negociação com a gestão da empresa estava marcada para ocorrer na sexta-feira (03). No entanto, em nítida demonstração de desrespeito com a categoria petroleira e suas entidades, o encontro foi cancelado através de um e-mail enviado por volta da meia-noite do dia anterior pelo gerente de Relações Sindicais, Fabrício Gomes.

O cancelamento em cima da hora indignou os representantes dos trabalhadores que já haviam cedido anteriormente ao pedido da empresa de remarcar o encontro para sexta-feira, que inicialmente estava previsto para ocorrer no dia em que as pautas foram protocoladas (02). Em resposta, os petroleiros fizeram um protesto na unidade administrativa EDIHB, no Rio de Janeiro, onde aconteceria a reunião e repudiaram a tentativa da gestão de esvaziar o processo de negociação através de documentos enviados ao RH da Petrobrás.

Confira abaixo nos anexos as reivindicações na integra:

Com informações: Imprensa FUP

ANEXO_1_-_FUP_-_Pauta_PETROBRAS_ACT_2022-2024_1.pdf