Campanha SOS UO-Sul chega à Assembleia Legislativa de Santa Catarina

No dia 26 de fevereiro, a Diretoria Executiva da Petrobras aprovou a revisão do plano de desinvestimento para o biênio 2015 e 2016. O valor total é de US$ 13,7 bilhões, divididos entre as áreas de Exploração e Produção no Brasil e no exterior (30%), Abastecimento (30%) e Gás e Energia (40%).

Uma das consequências do plano da estatal petrolífera é a diminuição ou até mesmo o encerramento das atividades da Unidade Operacional Sul (UO-Sul), localizada no município de Itajaí-SC.

Tal medida causaria grande impacto no desenvolvimento econômico da região. A UO-Sul acumulou receita de R$ 5,93 bilhões em 2014 e apenas em Imposto Sobre Serviços (ISS) destinaria R$ 4,674 milhões ao município de Itajaí até 2022. A Unidade gera 142 empregos diretos e possui parcerias com universidades da região.

Pesa ainda em favor da manutenção das atividades da UO-Sul o fato dela ser a Unidade de Produção mais eficiente da Petrobrás, pois tem o melhor custo de extração e o melhor retorno operacional bruto da Companhia.

Para evitar a extinção da Unidade, o Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR e SC) tem feito audiências com parlamentares do estado a fim de constituir uma Frente Suprapartidária em Defesa da UO-Sul.

No início da tarde desta terça-feira (28), representantes do Sindipetro PR e SC participaram de Audiência Pública sobre o tema na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Logo após, por volta das 15h30, realizaram um ato público em defesa da UO-Sul frente à Casa.

O Sindipetro PR e SC lançou a Campanha SOS UO-Sul e pressiona a empresa a reverter a decisão, bem como faz a articulação com entidades da sociedade civil e políticos para unir forças em defesa da Unidade.