Candidato ao Conselho Fiscal da Petros visita o Paraná e dialoga com a categoria

A votação para as Eleições Petros 2023 começa na próxima segunda-feira (25). Participe!

O representante da chapa “Unidade para o Futuro da Petros” e candidato ao Conselho Fiscal pela Dupla 51, João Antonio de Moraes, esteve no Paraná nesta quinta-feira (21) para dialogar com a categoria sobre as Eleições Petros 2023.

Durante a manhã, Moraes visitou a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, para se reunir com trabalhadores e esclarecer dúvidas sobre o pleito. À tarde, o candidato participou do Bate-Papo Sindical com aposentados e pensionistas, na sede do Sindicato, em Curitiba, onde apresentou suas propostas e esclareceu dúvidas.

Repar, Araucária.

No Bate-Papo, Moraes explicou a importância histórica da chapa Unidade para o Futuro da Petros, criada em parceria com entidades representativas dos petroleiros para angariar o apoio necessário na realização de mudanças no fundo de pensão, além de abordar as principais pautas da unidade. “O resultado das aplicações não tem atingido a meta atuarial, e essa é uma questão que temos que cobrar efetivamente, mas o mais grave são os equacionamentos”, afirmou.

Ao ser questionado sobre as estratégias para mitigar os Planos de Equacionamento (PED’s), Moraes respondeu que o primeiro passo é colocar representantes da categoria nos Conselhos através da eleição dos candidatos da chapa unitária. “A nossa proposição é a de elegermos também as duas duplas no Conselho Deliberativo, porque agora nós estamos unidos. Isso nos permite sonhar com a possibilidade de não termos mais representantes do ‘inelegível’ na nossa Petros, entregando as nossas aposentadorias”.

Reunião com aposentados e pensionistas

O candidato também destacou que a atual gestão da estatal tem se mostrado disposta a tratar dos problemas do fundo de pensão através do GT Petros. “Isso significa que irá resolver todos os problemas? Não. Mas significa que temos espaço para conversar. E quando há espaço para o diálogo, é fundamental que tenhamos a capacidade de nos unir entre os nossos pares para termos a força política de nos apresentarmos ao debate e reivindicar o que é o nosso direito”, afirmou.

Reunião com aposentados e pensionistas

Após o encontro com aposentados e pensionistas, Moraes acompanhou sessão de assembleia que debate o indicativo de rejeição da contraproposta de ACT da Petrobrás, onde destacou a importância da participação ativa dos trabalhadores nas eleições. “Estamos pedindo que haja, nos locais de trabalho, um chamamento para a eleição, porque, infelizmente, o número de votantes é muito pequeno. Estamos propondo que os companheiros votem e que tragam pelo menos mais um eleitor para votar, aumentando assim a nossa força política”, destacou.

Eleições Petros 2023:

A votação para as Eleições Petros 2023 terá início na próxima segunda-feira (25) e se estenderá até o dia 9 de outubro. Cada eleitor terá o direito de exercer dois votos durante o processo eleitoral: um destinado à seleção de uma das duplas candidatas ao Conselho Deliberativo e o outro destinado à dupla concorrente ao Conselho Fiscal.

Neste ano, o Sindipetro PR e SC recomenda o votos dos aposentados e pensionistas nas duplas 65 e 51. Já a orientação para os votos dos trabalhadores ativos é para as duplas 66 e 51. A escolha de representantes que lutem pelos interesses dos beneficiários é vital para moldar o futuro da Petros. Entre os dias 25/9 e 9/10, não deixe de votar:

– Aposentados e pensionistas:

. Conselho Deliberativo – Dupla 65

. Conselho Fiscal – Dupla 51