Foi concluída na segunda-feira, 12, a apuração dos votos do segundo turno da eleição para o primeiro representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Refap (Refinaria Alberto Pasqualine, no Rio Grande do Sul). O candidato apoiado pela FUP e pelos principais sindicatos do país, Fernando Maia, foi eleito com 197 votos, em uma disputa apertada com Paulo Azevedo, que obteve 194 votos. Dos 929 trabalhadores da refinaria, 403 participaram da eleição, que teve um total de 12 votos brancos e nulos.
Presidente do Sindipetro-RS, Fernando Maia, tem uma história de militância sindical e engajamento político que têm por base a concepção cutista e classista das lutas em defesa dos trabalhadores e em prol da soberania nacional. Junto com a FUP e seus sindicatos, Maia teve papel fundamental na luta para que a refinaria voltasse a ser 100% Petrobrás. Sua participação no Conselho da Refap dará continuidade à luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e para que a refinaria volte a ser uma unidade operacional do Abastecimento.
A FUP parabeniza Fernando Maia por essa importante vitória e agradece a todos os petroleiros e petroleiras que exerceram o direito histórico de eleger seu representante para o principal órgão de decisão da Refap. Parabenizamos também Paulo Azevedo e os demais candidatos que consolidaram essa conquista, disputando democraticamente a vaga dos trabalhadores. Por mais de 20 anos, a FUP e os sindicatos petroleiros cobram a democratização da gestão das empresas do Sistema Petrobrás. Essa conquista, portanto, é de todos os petroleiros.