Eleições 2024

Candidatos a vice-prefeito de Curitiba criticam gestão atual em debate com presença de organizações da sociedade civil

No debate organizado pelo Plural na noite de quarta-feira (18), cinco candidatos à vice-prefeitura de Curitiba discutiram temas relevantes como transporte, habitação, mudanças climáticas, funcionalismo, saúde e mobilidade.

O evento foi realizado no auditório do Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários de Curitiba e contou com a participação de Goura, vice na chapa de Luciano Ducci (PSB); Marcelo Henrique, da chapa de Roberto Requião (Mobiliza); Jairo Filho, vice de Cristina Graeml (PMB); Letícia Faria, vice de Andréa Caldas (PSOL); e Tiago Chico, vice de Luizão Goulart (Solidariedade).

As críticas à administração atual se intensificaram diante da ausência de representantes para defendê-la, uma vez que Paulo Martins (PL), vice na chapa de Eduardo Pimentel (PSD), apoiado pelo atual prefeito Rafael Greca (PSD), não compareceu, assim como Rosângela Moro (União), vice de Ney Leprevost (União Brasil), Walter Petruzziello, da chapa de Maria Victoria (PP), e outros, que alegaram conflitos de agenda.

A atual gestão da prefeitura foi alvo de avaliações desfavoráveis, especialmente em relação à educação, saúde e meio ambiente, com acusações de “negacionismo climático”. O corte de árvores na avenida Presidente Arthur Bernardes foi destacado como símbolo desse descaso ambiental por parte da atual gestão.

Assim como no primeiro debate, representantes das organizações apoiadoras tiveram espaço para fazer perguntas aos candidatos. Além do Sindicato dos Bancários, o debate contou com o apoio do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, da Escola Paranaense de Direito e da Agência Escola da UFPR.

Marcelo Henrique denunciou o “caos na saúde” e criticou as terceirizações. Letícia Faria comprometeu-se com o diálogo com movimentos sociais, enquanto Tiago Chico acusou a prefeitura de maquiar políticas educacionais. Goura focou nas questões ambientais e nos direitos dos servidores, destacando o congelamento das carreiras municipais desde 2017. Jairo Filho, por sua vez, afirmou que a atual gestão não cumpriu a maioria das promessas de campanha e prometeu criar um processo seletivo para funcionários comissionados.

O clímax do debate aconteceu durante o confronto entre Letícia Faria e Jairo Filho, defensor de Bolsonaro. “Sua candidata a prefeita deu vários depoimentos dizendo não acreditar na eficácia das vacinas, espalhando fake news e desinformação sobre a vacinação de crianças. Vocês vão suspender o calendário vacinal das crianças?”, questionou a candidata do PSOL. “Ela (Cristina Graeml) não teve nenhuma condenação nessa seara”, respondeu Jairo Filho. “Naturalmente, defendo a eficácia das vacinas, meus filhos são vacinados. Mas não coloco meus filhos para serem ‘ratos de laboratório’”. Letícia, então, afirmou que foi voluntária para testar a vacina Coronavac em Curitiba: “Fui voluntária e aqui não tem nenhum jacaré”, brincou a candidata.

Principal confronto de posições foi entre candidatos do PSOL e PMB

“Foi a segunda rodada de debates do Plural, desta vez com os candidatos a vice. O Sindipetro e outras entidades estiveram mais uma vez envolvidos, o que é importante porque as organizações puderam questionar e verificar quais são realmente as melhores opções para a cidade. Curitiba é a cidade com nossa maior base, e isso também reforça a importância da nossa participação neste debate”, avaliou Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro PR e SC.

O debate foi mediado pelo jornalista Rogério Galindo, editor do Jornal Plural. O apoio das entidades neste projeto de mídia alternativa fortalece o papel social das organizações na realização e promoção de discussões democráticas sobre o futuro da cidade.

 

 

Confira o debate na íntegra:

 

 

*Com informações do Jornal Plural