Cestas de Natal Agroecológicas são opções de presentes de consumo consciente

Todos os produtos vêm de cooperativas solidárias. Você também pode comprar a Cesta Esperança e ajudar a fazer o Natal de famílias carentes mais feliz.

Trabalhadores vinculados a cooperativas da economia solidária, da reforma agrária e também da agricultura familiar se uniram para produzir Cestas de Natal Agroecológicas e, dessa forma, incentivar o consumo consciente e solidário.

O coletivo Produtos da Terra, parceiro do Sindipetro PR e SC nas feiras de orgânicos aos sábados, é responsável pela iniciativa. “A ideia é comemorar o Natal agroecologicamente, no maior espírito da luta”, dizem os organizadores.

Cada produto das cestas vem de algum coletivo de trabalhadores diferente. Os panetones, por exemplo, são produzidos pela Padaria Comunitária Amizade, parte da Rede de Padarias Comunitárias Fermento na Massa, formada majoritariamente por mulheres, que seguem os princípios da Economia Solidária.

A cachaça orgânica Camponeses, por sua vez, é produzida pela Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), formada desde 1993, a partir do Assentamento Santa Maria, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Paranacity (PR). Já os chips de banana vêm direto do Quilombo Agroflorestal Areia Branca, de Bocaiúva do Sul (PR).

Esses são alguns exemplos de produtos que formam as cestas. Elas podem ser compradas em três tamanhos diferentes: pequena, com 10 itens; média, com 15 itens; e grande, com 18 itens. Os preços variam de R$ 60,00 a R$ 175,00. Os pedidos são feitos exclusivamente através do site Produtos da Terra.

O consumo consciente está presente até nas embalagens. As cestas vêm em ecobags confeccionadas por um grupo de costureiras da Rede Mandala (Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade).

Doe Esperança

Quem quiser ajudar famílias em situação de vulnerabilidade de Curitiba e região pode adquirir a Cesta Esperança. O valor é de R$ 70 e vai ajudar a fazer o Natal de pessoas carentes um pouco mais feliz.

:: Serviço

Cestas de Natal Produtos da Terra