Começa o Plebiscito Popular por uma Constituinte do Sistema Político

Em todo o Brasil, mais de 400 organizações sociais saem às ruas para recolher votos e coletar assinaturas em favor de mudanças no sistema político. Também dá para votar pela internet 🙂

A pressão por mudança no sistema político brasileiro está sendo intensificada durante esta Semana da Pátria – de 1º a 7 de setembro.

Organizada por mais 400 entidades de todo o país, a Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática coloca em evidência debates sobre financiamento de campanhas, alteração do sistema eleitoral, participação social, fortalecimento dos mecanismos de democracia direta, maior representatividade de mulheres e dos demais  grupos  subrepresentados nos espaços de poder.
 
O Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político está a consultar a população sobre a convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política. Já são mais de 1.500 comitês organizados em centenas de cidades de todo o país, com urnas e cédulas de votação.

A meta é recolher 10 milhões de votos. A população também pode participar do plebiscito votando pela internet, no site: www.plebiscitoconstituinte.org.br. Um sistema que impede uma mesma pessoa vote várias vezes vai garantir a transparência da consulta.  

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina está com urnas na sua sede e regionais sindicais, além de coletar votos com urnas itinerantes nos locais de trabalho.

Em Curitiba, do dia 1 a 5 de setembro, haverá urna na Boca Maldita ao longo do dia. A partir das 17h, haverá concentração e atividades no local de panfletagem e diálogo com a população sobre o tema.