U-2200

Comissão do Sindicato vistoria local do incêndio na Repar

Uma comissão de diretores do Sindipetro Paraná e Santa Catarina esteve na Repar durante toda esta segunda-feira (06) para averiguar o incêndio ocorrido na Unidade de Craqueamento Catalítico (U-2200). Os sindicalistas ouviram representantes dos setores envolvidos, inspecionaram o local do incêndio e tiraram dúvidas, tanto sobre a ocorrência, quanto do planejamento de inspeção e manutenção das instalações afetadas.

A comissão foi formada pelos dirigentes Alexandro Guilherme Jorge (presidente), João Felchak (FUP), Luciano Zanetti (secretário de SMS), Marlus Christian de Andrade (secretário da pauta local da Repar) e Thiago Olivetti (secretário de formação, cultura e setor privado). “Viemos acompanhar as medidas que estão sendo tomadas, monitorar os serviços e garantir que exista um fluxo de informação entre os diversos setores envolvidos, sobretudo a operação, que responde pela segurança do dia a dia da refinaria. É preciso que as equipes estejam cientes do que houve para que se possa retomar a produção daquela unidade com a segurança e a confiança necessárias entre todos os atores, em especial da manutenção”, afirmou Alexandro.

Além de compor a Comissão de Investigação do Acidente, que deverá ser formada em breve, os dirigentes do Sindipetro PR e SC irão seguir acompanhando as atividades de recuperação da U-2200 ao longo dos próximos dias.

O Incêndio

A U-2200 da Repar sofreu um incêndio na manhã do último sábado (04). Segundo informações da gestão da refinaria, houve vazamento de nafta de um resfriador a ar, seguido de fogo.

A equipe de EOR (Estrutura Organizacional de Resposta) foi acionada e rapidamente controlou as chamas, evitando um evento de grandes proporções. Destaque também para a atuação do Grupo de Turno 4 de operadores na condução da emergência.

Ainda de acordo com a gestão, não ocorreram impactos a pessoas e ao meio ambiente. A operação da U-2200 foi paralisada.