Conclamamos: Nenhum voto na APS

Votar significa referendar o processo que está em curso de destruição da AMS; veja os seis motivos para não participar das eleições.

A direção do Sindipetro PR e SC orienta a categoria petroleira a não votar no processo eleitoral da Associação Petrobrás Saúde (APS). Nos próximos dias, a empresa irá convocar os trabalhadores para participar das eleições para o Conselho Deliberativo (CD) e do Conselho Fiscal (CF). No entanto, o Sindicato reitera a categoria a não atender ao chamado, segue abaixo os motivos para não participar:

1) A APS foi criada a revelia dos Sindicatos ferindo assim o nosso ACT. Em função disso, a constituição da APS está sendo judicialmente questionada pelas representações dos participantes da AMS (FUP, FNP, Confederação Nacional dos Marítimos – Conttmaf, e a Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros – Fenaspe).

2) Os empregados, aposentados e pensionistas “não se associaram voluntariamente à APS. Portanto, APS é ilegítima e foi imposta aos petroleiros, vindo para desmontar o Plano de Saúde AMS, passando por cima de conquistas dos trabalhadores nos ACT’s.

3) Essa eleição é uma tentativa de legitimar a APS.

4) A legitimação da APS é o primeiro passo para privatização da AMS. Atualmente o valor do plano leva em consideração a renda do participante. Se privatizar, a mensalidade será calculada apenas por critérios como idade e doenças pré-existentes, por exemplo. E, a administração da AMS, que hoje é bancada pela empresa, será paga pelos participantes.

5) A APS é uma associação. Então, qualquer participante pode se retirar da associação, inclusive a patrocinadora, que é a Petrobrás.

6) Votar significa referendar o processo que está em curso de destruição da AMS.

Existem muitos outros motivos, mas qualquer um desses será suficiente pra você não votar nesse processo.