Conselho Deliberativo da FUP reúne-se nesta quinta-feira para avaliar a nova proposta da Petrobrás

O Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) reúne-se nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, para avaliar a última contraproposta de Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2017 apresentada pela Petrobrás na terça-feira (29). O Conselho da FUP é formado pelos diretores da Federação e representantes de todos os sindicatos filiados.

A nova proposição da Petrobrás mantém o reajuste em 6% no salário básico e na RMNR, retroativo a setembro de 2016, acrescido de 2,8% em fevereiro, sem retroatividade.

De novidade, além da antecipação da 2ª parcela de reajuste do salário, anteriormente proposta para março, a empresa se dispõe a conceder antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário para 10 de janeiro de 2017.

Já os reajustes para o Adicional do Estado do Amazonas e a Gratificação de Campos Terrestres de Produção deverão ser majorados de acordo com o IPCA (8,97%), retroativos a setembro de 2016.

Com relação às Horas Extras, a Petrobrás retirou a proposta de redução da remuneração e propõe a constituição de um grupo de trabalho para debater a questão. Para os empregados em horário flexível e sem função gratificada, a proposta de redução de jornada com redução de salário continua mantida.