Curitiba recebe neste final de semana o 5º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP

Evento começa na noite desta sexta-feira (07) e prossegue até domingo (09)

Mulheres petroleiras de todo o país já estão em Curitiba para participarEM do seu 5º Encontro Nacional. O evento começa às 19h00 desta sexta-feira (07), com a abertura oficial a ser realizada na Sede do Sindiquímica-PR. No sábado (08) e domingo (09) a intensa agenda de atividades prossegue no auditório do Sindipetro Paraná e Santa Catarina. O evento, que tem como tema central a bandeira “Contra o Avanço do Conservadorismo”, contará com muita reflexão e construção das mudanças necessárias a serem promovidas na sociedade, acerca do trabalho e do sindicalismo para atingir a igualdade.

O evento destaca a figura de Enedina Alves Marques, uma curitibana que foi a primeira engenheira negra do Brasil, que morreu em 1981. Ela formou-se engenheira no ano de 1945, sendo a primeira mulher negra no Brasil a se formar em Engenharia e primeira mulher a ter essa graduação no estado do Paraná. Filha de doméstica, foi criada na casa da família do delegado e major, patrões de sua mãe. Trabalhou como professora em cidades no interior do estado. Em 1961, o sociólogo Octávio Ianni entrevistou Enedina Marques para a pesquisa “Metamorfoses do escravo”, financiada pela Unesco. Em 1962, aposenta-se no governo do estado e recebe o reconhecimento do governador Ney Braga, que por decreto admite os feitos da engenheira e lhe garante proventos equivalentes ao salário de um juiz.

“Essa mulher que nos inspira e nos ensina, pioneira na profissão até o momento masculina, baixinha, negra, forte, bebedora de cerveja, inteligente e rica, muito rica, veio a esse mundo sem condições nenhuma de sobreviver e conseguiu com sua garra e coragem chegar aonde poucos chegaram com sua mente lógica e brilhante”, celebram as petroleiras, no chamamento à participação no Encontro.

5º Encontro das Mulheres Petroleiras da FUP – Data: 7 a 9 de abril

Sede do Sindiquímica-PR: Rua Senador Accioly Filho, 851, CIC – Fone: 41 3327-3458

Sede do Sindipetro PR e SC: Rua Lamenha Lins, 2064, Rebouças – Fone: 41 3332-4554

:: Programação:

7 de abril (sexta-feira):

19h – Mesa de abertura e saudação na sede do Sindiquímica-PR.

8 de abril (sábado):

8h – Credenciamento na sede do Sindipetro PR e SC;

8h30 – Abertura dos trabalhos;

9h – Painel: gênero e construção social;

10h30 – Painel: violências e feminicídio;

12h – Almoço;

13h – Painel: avanço do conservadorismo;

15h30 – Painel: Reforma da Previdência;

17h – Oficina Ubuntu;

19h – Confraternização.

9 de abril (domingo):

8h30 – Apresentação da Ação Social do Coletivo de Mulheres Petroleiras do Paraná e Santa Catarina PR e SC;

9h – Mesa de encaminhamentos;

12h – Término do evento.