Curso de Formação do Sindipetro PR e SC: um trabalho de compreensão da categoria petroleira, do sindicalismo e do Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro acontece o primeiro Módulo do Curso de Formação do Sindicato. O objetivo é compreender os aspectos sociológicos, econômicos e políticos da atual conjuntura

Exercícios democráticos e coletivos são parte da história do sindicalismo. Tradicionalmente os petroleiros estão em constante diálogo com a base, um trabalho que exige preparo. E o Curso de Formação para diretoria e base do Sindipetro PR e SC, que reúne uma equipe técnica, palestrantes e professores, além de personagens históricos do sindicalismo nacional; ajuda na compreensão da categoria petroleira, do movimento sindical e da realidade nacional.

O Curso será transmitido ao vivo pelos mídias oficiais do sindicato. A entidade acredita que a categoria petroleira deve dominar os recursos políticos disponíveis, aplicando esse conhecimento no cotidiano, seja no ambiente interno ou no ambiente externo; especificidades que serão aprofundadas durante atividade de formação.

Para se inscrever é bem simples. Basta entrar em contato até 17 de novembro e solicitar participação.

As inscrições podem ser feitas através dos e-mails: liliane@sindipetroprsc.org.br e saomateus@sindipetroprsc.org.br;  ou ainda pelos telefones/whats: (41) 98805-2367 / 99235-1435.

Para validar a inscrição é necessário informar o nome completo e unidade em que trabalha. Depois o Sindicato irá enviar o link do Curso de Formação.

Agenda

O Curso completo abrange três módulos. Em 2020 só o Módulo 01 está confirmado nos dias 18 e 19 de novembro. Ele está dividido em três pontos de discussão:

:: TEMA 1: Sindicalismo brasileiro, história, estrutura, conceitos e perspectivas

A primeira palestra irá abordar os temas história, conceitos e números do sindicalismo, com o professor Samuel Sousa (Doutor em História Social do Trabalho pela UNICAMP e professor da Escola Dieese de Ciências do Trabalho).

Data: 18/11/2020

Duração: 3h

:: TEMA 2: Federação Única dos Petroleiros (FUP), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) – O que são, os princípios e como se organizam

Atividade conta participação da diretora da FUP Cibele Vieira (Formada em Ciências Sociais na Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp), cursou extensão em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp/Cesit).

Data: 19/11/2020

Duração: 1,5h

:: TEMA 3: Sindipetro PR e SC – história, estrutura, secretárias e onde atua

Última palestra do primeiro módulo será com o petroleiro e advogado Roni Barbosa, atual Secretário de Comunicação da CUT Brasil e do Sindipetro Paraná e Santa Catarina.

Data: 19/11/2020

Duração: 1,5h

Para o Sindipetro PR e SC os trabalhos de formação contribuem no entendimento de que sistemas econômicos são responsáveis pelas estruturas existentes; essas que funcionam como limites psicológicos de cunho moral e ético, ou seja, influenciam diretamente no modo de vida das pessoas.

De acordo com os dirigentes sindicais Paulo Henrique Debiasi e Thiago Olivetti, responsáveis por levar essa demanda para Secretaria de Formação do sindicato, que prontamente apoiou a ideia, o conhecimento da história do sindicalismo no Brasil, da fundação do Sindipetro PR e SC, da FUP, da CNQ e da CUT são ferramentas políticas.

*Arte: Laerte.