Os cursistas inscritos no Programa de Formação Sindical do Ramo Químico nos estados da Região Sul participaram, no fim de semana de 13 e 14 de junho, do primeiro dos três módulos do Formaquim programados para este ano.
Com representação de várias entidades e presença de cursistas ligados aos setores Petróleo e Petroquímico, o curso teve avaliação positiva da turma, que e composta por dirigentes e representantes sindicais de base. Para os participantes, o conteúdo aplicado foi de extrema importância para a consolidação da ação sindical a partir dos locais de trabalho. O encontro, com duração de dois dias, ou seja, dias 13 e 14 de junho, apresentou o tema “processo produtivo capitalista e cadeia produtiva do ramo químico”.
Participaram da abertura do curso o companheiro Silvaney Bernardi – Secretário Regional Sul da CNQ-CUT e a companheira Anacélie Azevedo – Diretora de formação e comunicação do Sindicato dos Petroleiros dos estados do Paraná e Santa Catarina, que contribui na organização e mobilização dos participantes para o curso.
“O programa formaquim é uma realidade de compromisso da CNQ-CUT para capacitação de preparação dos dirigentes sindicais para luta. Realizar o formaquim na região Sul do Brasil proporcionará fortalecer os sindicatos do ramo químico na nossa região”, afirma Silvaney.
Durante o curso os participantes trocaram experiências e também puderam conhecer as estratégias do capitalismo para conquistar mais lucro sobre a exploração da força de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras.
“Eu já participei deste curso e sei o quanto ele é importante para fortalecer a ação do dirigente sindical, pois a capacitação é fundamental para nos preparamos para as mobilizações e lutas”, afirma Anacélie.
Este curso está sendo desenvolvido/coordenado pelos educadores Josenildo Mello e João Carlos Andrade.
O próximo módulo do curso será nos dias 18 e 19 de julho, e será desenvolvido na sede do Sindicato dos Petroleiros dos estados do Paraná e Santa Catarina, que fica na cidade de Curitiba – Paraná. O segundo módulo tratará do tema: Socialismo e movimento sociais no Brasil.
Fonte: CNQ